O comércio de Porto Alegre também terá o horário de funcionamento ampliado. Em reunião nesta quarta-feira (16) do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a prefeitura decidiu seguir liberação feita pelas novas regras estaduais. Isso vale também para o setor de serviços e da gastronomia. O decreto será publicado ainda nesta quarta com vigência até 23 de dezembro.
O comércio e serviços, tanto de rua quanto em shoppings e centros comerciais, poderão funcionar até as 23h. Regras de distanciamento e de higiene seguem sendo obrigatórias. Pela regra estadual, clientes podem entrar até as 22h e permanecer no estabelecimento até as 23h.
O decreto municipal também trará que os restaurantes poderão atender os clientes até as 23h, inclusive no serviço de takeaway (pegue e leve). Também pela regra estadual, clientes podem entrar até 22h e permanecer no estabelecimento até as 23h. Os grupos de clientes deverão ser de, no máximo, seis pessoas, com distanciamento de dois metros entre as mesas. O delivery segue permitido 24 horas por dia.
O prefeito Nelson Marchezan vinha alertando as entidades empresariais para o avanço da covid-19 na Capital. O comércio argumentava que a ampliação de horários, em especial nesta época de Natal, evitaria a concentração de clientes e, por consequência, diminuiria o risco de aglomerações.
Há algumas semanas, entidades empresariais lançaram uma campanha de conscientização da população com o tema "Porto Alegre precisa de você, agora". Entre elas, está o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). O presidente, Paulo Roberto Kruse, comemorou a decisão da prefeitura:
- Muitas empresas conseguirão sobreviver e salvar empregos com essa decisão - diz Kruse, que relembra a proximidade do Natal, que é a principal data de vendas do varejo. Em especial, das lojas físicas.
A ampliação do horário também animou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva:
- Além de possibilitar aos lojistas mais tempo para atender aos clientes, ajuda também no controle de fluxo e redução da aglomeração de pessoas nesta época de grande movimento no comércio. Saúde e economia ganham muito com estas novas liberações.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.