A Marcopolo vendeu sua participação de 49% na empresa indiana Tata Marcopolo Motors para a Tata Motors por US$ 13,5 milhões. Um fato relevante foi enviado ao mercado pela empresa à noite passada. O texto também informou que a empresa firmou contrato de licenciamento para permitir o uso da marca mediante o pagamento de royalties sobre a receita dos produtos vendidos.
“As empresas continuarão mantendo um canal aberto para colaboração em projetos futuros de tecnologia em carrocerias e para prestação de serviços de consultoria técnica”, afirmou a empresa.
A operação de venda será concluída nas próximas semanas. Com administração conjunta, a joint venture entre a Marcopolo e a Tata Motors foi criada em 2006 para produção de ônibus. Na época, a ideia da empresa gaúcha era ampliar a sua presença mundial.
A Marcopolo tem sede em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Em outubro, decidiu fechar sua fábrica no Rio de Janeiro. Na ocasião, informou que concentraria operações em um número menor de fábricas no Brasil para reduzir custos e aumentar eficiência.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.