Prévia da inflação oficial do país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) ficou em 1,53% em dezembro na região metropolitana de Porto Alegre. Foi o indicador mais alto do país na pesquisa do IBGE. O principal motivo foi a alta de 6,05% na conta de luz, motivada pelo reajuste da CEEE no final de novembro e também pela bandeira vermelha patamar 2 estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em todo o país pelo custo alto de geração com os reservatórios em baixa.
Além disso, o IBGE também alerta para o aumento nos preços das carnes no Rio Grande do Sul. Em média, o aumento foi de 6,89% para o item que pesa bastante no orçamento das famílias. A expectativa é de que os preços caiam em janeiro, passadas as festas de final de ano e com o fim do auxílio emergencial, dois fatores que aumentam o consumo.
No acumulado do último trimestre, a região metropolitana de Porto Alegre teve variação de 3,04% e, em doze meses, a variação foi de 3,96%. Em ambos os indicadores, a região da capital gaúcha não ficou entre as que tiveram maior alta, apesar do crescimento significativo em dezembro.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.