Se a coluna avisa antes sobre oscilações no preço das carnes, muito deve ao empresário Felipe Baingo, dono da Bom Gaúcho, empresa que atua na distribuição e varejo do alimento em Porto Alegre. Em 2019, informou que ocorreria aquela disparada nos valores no último trimestre. E, no início do mês passado, Baingo avisou que os preços estavam uma "loucura". Dito e feito. Na divulgação da cesta básica pesquisada pelo Dieese, apareceu a carne como a segunda maior alta (+9,36%) em novembro, atrás apenas da batata.
Pois o empresário trouxe agora uma boa informação. Felipe Baingo avisa a coluna que alguns cortes de carne bovina estão mais baratos. São eles: coxão mole, patinho, lagarto e coxão duro. Segundo ele, o que está subindo mais agora são os cortes usados, principalmente, no churrasco. Cita a alcatra, picanha, maminha e entrecot, como exemplos. Além de alta de custos e concorrência com exportação, o movimento já é tradicional com a proximidade das festas de final de ano.
- Como a carne está cara, os cortes de segunda acompanham a demanda porque os consumidores buscam substituição. Então, falta carne de segunda. Já outros cortes, como coxão duro e patinho, são menos procurados, mas precisam ser desovados e o preço está caindo - explica Felipe Baingo, a partir das tabelas dos frigoríficos.
Mas isso falando de carne bovina. Com alta de custo e demanda forte de final de ano, as aves e suínos sobem com força. Segundo Baingo, o quilo de coração de galinha está custando R$ 24 no frigorífico, contra os R$ 12,90 cobrados há cerca de 90 dias.
E, para fechar, Baingo faz uma aposta de quando o preço da carne começará a cair:
- Acho que no dia 4 de janeiro começa a despencar a carne.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.