Foi aprovada a compra de 57 supermercados do Dia pela Rede Polo, que tem sede em Lajeado. A autorização foi dada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir de agora, a primeira leva de unidades começa a ser reformada.
Diretor-executivo da Rede Polo, Fabiano Mussi conta que já foi finalizado o estudo de viabilidade econômica de 35 supermercados. Eles ficam em diversas cidades gaúchas. Mas as lojas que serão reabertas primeiro são de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Capão da Canoa e São Leopoldo.
- Começaremos a abrir na primeira semana de dezembro e, a partir daí, será uma inauguração a cada 10 ou 15 dias - conta Mussi.
A ideia é seguir o mesmo padrão das demais operações da Rede Polo, oferecendo cerca de 4 mil itens aos consumidores. A empresa tem, atualmente, onze supermercados que chegam a ter 5 mil metros quadrados, mas as lojas do Dia são menores, variando entre 900 e mil metros quadrados.
O cronograma de abertura dependerá da chegada dos equipamentos, conta o diretor. Segundo ele, a empresa terá operação de açougue, padaria e fiambreria no mercado, o que não era uma característica da rede espanhola Dia. Isso também exigirá mais funcionários. Cada unidade que operava com até 12 pessoas passará a ter 35 trabalhadores.
- Também mantemos todos os caixas de pagamento funcionando durante todo o dia. Precisamos de equipe maior. Já contratamos cem pessoas para cargos de liderança e abriremos mais centenas de vagas - antecipa Mussi.
A Rede Polo tem atualmente 650 funcionários. Com a expansão, passará a ter 1,5 mil pessoas no quadro de trabalhadores. Os supermercados da empresa ficam hoje em Esteio, Nova Santa Rita, Farroupilha, Lajeado, Capão da Canoa, Torres e Tramandaí.
Saída do Dia do RS
O Dia chegou a ter mais de 80 supermercados no Rio Grande do Sul. Com sede na Espanha, a rede começou a atuar no Estado em 2011. Operava com lojas próprias e franquias, apostando em operações mais enxutas e preço baixo. A ideia era ser um supermercado de bairro. No início de setembro, a coluna antecipou a informação de que a empresa deixaria o Rio Grande do Sul, relembre: Rede internacional de supermercados deixará o RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.