Um grupo gaúcho, chamado de Rede Polo, comprará 57 lojas do Dia. Do total de supermercados negociados, quatro ficam na Capital. A empresa usa o nome de Roal Master e tem sede em Lajeado. A marca Polo existe desde 1998. Recentemente, inaugurou uma loja na serra gaúcha. Pode ser que ela assuma, inclusive, o centro de distribuição que fica em um parque logístico da região metropolitana de Porto Alegre. A proposta foi aceita pelo Dia, mas precisa ser agora aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A informação foi confirmada pela direção do Dia em reunião com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco. O encontro era para acertar a rescisão dos funcionários. A rede tem 753 empregados no Rio Grande do Sul. A boa notícia é que a empresa compradora informou a intenção de recontratar essas pessoas quando começar a operar as lojas, caso elas tenham interesse.
- Negociamos 90 dias de plano de saúde para funcionários e dependentes, mais cesta básica, além de 20% extra do valor devido. O período, inclusive, considera o tempo que os funcionários podem ficar parados até que a nova empresa assuma as lojas - comentou o sindicalista.
A rede de supermercados Dia já bateu o martelo de que as 70 lojas do Rio Grande do Sul serão fechadas até a próxima sexta-feira (18). Diversas outras empresas do setor supermercadista gaúcho fizeram propostas de compra de unidades, mas não em um número tão grande. Inclusive, algumas colidiram com a sondagem do grupo que fechou a aquisição em bloco.
Há uma expectativa na cadeia econômica de que os contratos do Dia possam ser mantidos. A locação dos imóveis, por exemplo, foi acordada para um prazo bem mais longo do que os nove anos que a rede internacional operou no Estado. Outra questão é a recolocação dos 753 funcionários que perderão o emprego. Uma reunião com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec) estava marcada para esta semana.
O Dia chegou a ter mais de 80 supermercados no Rio Grande do Sul. Com sede na Espanha, a rede começou a atuar no Estado em 2011. Operava com lojas próprias e franquias, apostando em operações mais enxutas e preço baixo. A ideia era ser um supermercado de bairro. Para o consumidor gaúcho, o Dia desenvolveu cerca de 30 produtos de marca própria. Além do centro de distribuição em Nova Santa Rita, tem um centro de pesquisa em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
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Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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