Consumidores da região Sul devem responder por 14% dos negócios na Black Friday, liquidação que ganhou espaço no calendário do varejo nos últimos anos. Neste ano, será no dia 27 de novembro. A expectativa é de Adriane Fernandes, da Karma Digital, empresa especializada em marketing digital e com sede no Rio Grande do Sul.
No ano passado, dados da Ebit Nielsen apontaram para um faturamento de R$ 3,2 bilhões. A expectativa da empresa é 20% mais em receita na Black Friday de 2020.
- O brasileiro nunca comprou tanto online, o que vem fazendo com que gigantes do varejo online venham batendo recordes de acessos aos seus sites. Ar-condicionado, ventilador e notebook estão na lista de desejos dos desejos de compra - diz Adriane.
Ela alerta para lojas falsas, que aparecem somente durante o evento e depois somem. Para ajudar os consumidores a não caírem no golpe, a especialista sugere pesquisar a reputação dos sites.
- O site Reclame Aqui é a ferramenta mais usada porque ele mostra o índice de reclamações, mas também de soluções sobre a empresa reclamada. Problemas acontecem, fretes atrasam e produtos podem vir com defeito, o que importa nesse caso é a atenção que a empresa dá para os clientes que possuem problemas. Se o índice de pessoas que voltariam a fazer negócio for bom, você pode comprar com mais segurança.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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