O Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA) fez uma pesquisa sobre as mudanças no comportamento de consumo a partir do uso da educação remota para crianças durante a pandemia. Para isso, foi entender aspectos do impacto do ensino pela internet na vida das famílias. Dos pais entrevistados, 98,1% informaram que os filhos continuaram estudando, mas de forma online.
Outro dado apontado pelo levantamento é que 77,5% dos pais acompanharam os estudos dos filhos na modalidade online. Desses:
75,9% acham que os filhos aprenderam menos
17,7% acham que aprenderam da mesma forma do que presencialmente
5,1% acham que os filhos aprenderam mais
Além disso, o Núcleo de Pesquisas do SindilojasPOA mostrou ainda que 46,1% gostariam que a escola onde o filho estuda mantivesse a opção de aulas online para algumas disciplinas mesmo após a pandemia. Outro dado é que 82,5% não se sentem seguros com o retorno dos filhos às aulas presenciais agora.
Por ser uma pesquisa feita por entidade de varejo, a coordenadora Thais Del Pino enfatiza as mudanças de consumo provocadas pela situação. Aumentou a necessidade da compra de produtos que atendam à demanda. Além disso, cresceu a participação das crianças como influenciadoras da decisão de compra dentro dos lares.
- São produtos que trazem bem-estar para estudar e trabalhar em casa, como cadeiras, mouses, teclados e fones de ouvido, além dos eletrônicos, como tablets, computadores e celulares.
A pesquisadora também chama a atenção para a busca por produtos mais lúdicos já que as crianças passam muito tempo na frente das telas:
- Surge o interesse por jogos e atividades para serem realizados em grupo, aproximando pais e filhos. A compra de brinquedos educativos que auxiliem na alfabetização e no primeiro contato com números é tendência.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.