Mais uma grande empresa gaúcha vai buscar recursos na bolsa de valores. O Grupo Oleoplan registrou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o seu pedido de IPO, que é a sigla em inglês para a oferta inicial de ações. Com ela, a companhia passa a ter capital aberto, ou seja, ações negociadas na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
Com sede no Rio Grande do Sul e investimentos também no Norte e Nordeste, a empresa é produtora de biodiesel, geradora de energia eólica e cultiva palma de óleo. A oferta pública terá recursos do caixa da empresa e também fatias de acionista. O empresário Irineu Boff é o controlador da Oleoplan - Óleos Vegetais Planalto, que tem origem em Veranópolis.
No prospecto apresentado à CVM, a companhia informou que os recursos captados com o IPO serão usados para compra de participação na Fasa, empresa do produção de gordura animal; construção de novas indústrias de biodiesel em Rondônia e no Pará; construção de armazéns de recebimento de matéria-prima; novas plantas de refino de glicerina; aumento de capacidade das atuais unidades; e também para capital de giro do negócio.
O grupo foi fundado há mais de 40 anos pela família Boff. Está entre os pioneiros e maiores produtores de biodiesel do país, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atua principalmente nos segmentos de biodiesel e extração, que representam mais de R$ 2,5 bilhões da sua receita líquida em 2020. Ela faz da prospecção, armazenagem, transporte dos grãos até o processamento da soja para produção do óleo, do farelo e da lecitina. Com óleos e gorduras, a Oleoplan produz o biodiesel e a glicerina.
Os números da Oleoplan:
- Mais de mil funcionários
- Mais de 20 filiais de recebimento de grãos com capacidade total de armazenamento superior a 500 mil toneladas
- Capacidade de processamento de 3 mil toneladas de soja por dia
- Capacidade de produção de 756 milhões de litros de biodiesel por ano
- 608,1 milhões de litros de biodiesel comercializados em 2019
- 10,10% do market share de biodiesel no Brasil
- 114,4 MW de capacidade de geração de energia elétrica
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.