Indústria de doces com sede em Lajeado, a Docile registrou um recorde de vendas em agosto e setembro. Em entrevista no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha), o diretor comercial Alexandre Heineck diz estar otimista e, principalmente, antecipou os planos para 2021, quando a companhia fará 30 anos e planeja o maior investimento desde a sua fundação. Confira:
Fiquei sabendo que estão vendendo muito doce, diretor...
Isso aí. Depois de passarmos um momento de bastante dificuldade, como todos os negócios, não só do Estado, do Brasil, como do mundo, as coisas começam a voltar. Já estamos em uma outra batida.
E como é essa batida?
É de recorde de vendas. A nossa história sempre foi bastante positiva de realizações, não tivemos grandes dificuldades, mas fomos impactados pela pandemia. E agora estamos bem contentes, continuando adoçando o mundo.
Confira o vídeo da entrevista com Alexandre Heineck:
Explique para nós esse recorde de vendas.
Nós atuamos em alguns canais de venda, tanto no Brasil como no Exterior, em 60 países. Entre eles, o ramo de festas, que foi bastante afetado. Foram fechadas as lojas porque esses eventos praticamente não aconteceram na pandemia. Agora, temos a reabertura dessas lojas, a volta às aulas, eventos importantes, como Cosme e Damião. Temos agora o Dia das Crianças e o Halloween, que impulsionam os nossos negócios. Continuamos otimistas, embora tenhamos passado por um momento adverso. Criamos alternativas de buscar negócios em outros canais.
Estão vendendo doce na Benoit (rede de lojas de eletroeletrônicos)...
Exatamente. Benoit foi um cliente novo. Fizemos uma parceria e, logo, estaremos nas 250 lojas.
Vocês colocam uma estrutura que pega a compra por impulso, isso?
Isso aí. É um produto de baixo desembolso por unidade e comprado por impulso. Não é uma compra programada, e temos um apelo visual bastante bacana. E o conteúdo dele é melhor do que a embalagem (risos).
E o recorde foi de faturamento e volume?
Faturamento e volume. Tanto de mercado interno como externo. Batemos recorde em agosto e, agora em setembro, batemos o mês anterior. E fizemos um crescimento de 35% sobre setembro do ano passado.
Como é a estrutura da Docile hoje?
Nós operamos com duas unidades fabris. Uma aqui em Lajeado e outra em Pernambuco, na cidade de Vitória do Santo Antão. Aqui em Lajeado temos quase 900 funcionários, e, lá no Nordeste, temos 100. É uma empresa 100% nacional, genuinamente brasileira. Temos uma estrutura muito sólida de governança, com conselho de administração, diretoria familiar e não familiar, estamos em um processo de transformação, incorporando outras diretorias na empresa, não familiares. Já há o ingresso dos filhos, que já começam a fazer parte do nosso negócio.
Estamos com perspectivas interessantes tanto para mercado doméstico como para mercado externo
ALEXANDRE HEINECK
Diretor comercial da Docile
E quais são os próximos planos?
A nossa história no doce vem de longa data, mas nós continuamos vibrantes, otimistas e cheio de energia e crentes que dá para investir mais. O ano de 2021 será o ano de maior investimento da nossa história. Ainda não temos o orçamento fechado, estamos finalizando, mas será bastante importante. Estamos com perspectivas interessantes tanto para mercado doméstico, com nossa entrada em outros canais que nós não operávamos, e também do mercado externo.
E ano que vem vocês farão 30 anos. Esse recurso vai para onde?
Vai ter ampliação da nossa fábrica no Sul e a unidade do Nordeste também receberá um investimento. Mas o maior aporte ainda estamos fazendo aqui no Rio Grande do Sul. Nosso projeto futuro, ainda em discussão, é estar no Sudeste. Temos que estar lá. Vamos sonhando, por enquanto, mas uma hora realizamos.
Confira a entrevista também em áudio:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.