Como a coluna antecipou ainda à tarde passada, o prefeito Nelson Marchezan Junior deve informar oficialmente em reunião nesta terça-feira (1º) a liberação para lojas abrirem aos sábados já a partir desta semana. O encontro será com entidades empresariais e algumas já receberam a sinalização positiva do prefeito de Porto Alegre. Ele também falou à coluna que estava construindo alternativas para isso, antes mesmo de sair a informação de que a Capital tinha voltado para a bandeira laranja, o que reforça o cenário positivo para um avanço na retomada das atividades econômicas.
A autorização valerá para o chamado comércio não essencial tanto de rua quanto em shoppings. O varejo essencial, que engloba supermercados e farmácias, não sofreu restrições durante a pandemia. Há expectativa, inclusive, para ampliação do horário de funcionamento. Os shoppings, por exemplo, trabalham com uma expectativa de que as lojas possam funcionar até 22h. Em especial, aos sábados. Por enquanto, o funcionamento é das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. No varejo de rua, está valendo o horário das 10h às 17h, também durante a semana apenas. Já o funcionamento aos domingos seguirá proibido.
No encontro virtual da semana passada entre Marchezan e o empresariado, o varejo foi com a proposta de solicitar a ampliação do funcionamento, reforçando bastante a necessidade do sábado para aumentar as vendas e amenizar a crise enfrentada pelo setor desde março, quando tiveram início as restrições. Na ocasião, o prefeito Marchezan disse à coluna que precisava acumular mais indicadores de saúde para analisar. Além disso, acreditava ser necessário liberar antes atividades que ainda estavam com restrições, como feiras ao ar livre e velórios, o que realmente ocorreu no final da semana passada.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.