Endividamento e inadimplência crescem e preocupam ainda mais em tempos de crise, como a provocada pela pandemia do coronavírus. Por isso, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul lança nesta segunda-feira (24) a campanha Nome Limpo. O objetivo é fechar acordos entre empresas e os devedores para pagamento das dívidas. Além de regularizar as contas atrasadas, o que é bom para os dois lados, evita ações judiciais.
Para acelerar o processo, serão realizados mutirões de conciliação até o final do ano. Devido à pandemia, as negociações serão virtuais. Previamente agendados, as reuniões terão representantes das empresas, dos consumidores e de agentes da Defensoria Pública.
A campanha começa por Porto Alegre e Região Metropolitana. Em seguida, ela será ampliada para outras regiões do Rio Grande do Sul. Defensora pública e coordenadora da Câmara de Conciliação, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher conta que há ainda uma orientação para que o consumidor se organize e evite um novo superendividamento, que é uma situação que se observa agora.
- Os idosos, então, precisam ter uma atenção especial. Eles têm que aprender a dizer "não" ao que oferecem. Para que tenham esse conhecimento, teremos oficinas especiais para pessoas pessoas.
E sobre empresas que ainda resistem à negociação:
- Só resiste quem, de fato, nunca negociou para ver as vantagens. Com o virtual, não tem nem o custo de deslocamento de um representante. No máximo, dura pouco mais de um mês. Em um processo judicial, o custo é alto e leva, no mínimo, dois anos. E a conciliação resulta muito mais em sucesso. O índice de cumprimento dos acordos é quase 100%. As partes constroem o que é conveniente e não vem de um terceiro, que é o juiz. Nem sempre se consegue cumpri-la.
A Defensoria Pública já encaminhou ofício para empresas solicitando a adesão à campanha. Outros empresários e também os consumidores que queiram regularizar as dívidas podem mandar e-mail para nomelimpo@defensoria.rs.def.br ou entrar em contato pelo telefone 51-3210-9353, através do Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (CRMC-DPE/RS) .
Saiba mais na entrevista completa no programa Acerto de Contas. Domingo, às 6h, na Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.