O Instituto Ling contratou os serviços especializados em covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os pacotes de consultoria foram lançados em julho pela instituição, quando também foram noticiados pelo programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Segundo a gerente do Centro Cultural, Carolina Rosado, os serviços especializados foram procurados devido ao atual cenário da pandemia do coronavírus em Porto Alegre.
- O trabalho que a Santa Casa vem desempenhando na linha de frente no combate à covid-19, somado à tradição da qualidade assistencial praticada pelo complexo hospitalar, nos dá a segurança de contarmos com o que há de mais especializado em consultoria nesta área, em um momento tão desafiador como o que estamos vivendo - disse ela.
Com os serviços, a Santa Casa oferece testes diagnósticos, consultorias e até consultas virtuais para os negócios. Com isso, quem contrata, como o Instituto Ling, escolhe medidas efetivas e não tem custos desnecessários para evitar a covid-19.
- Nós formatamos um serviço e estamos disponibilizando para empresas de qualquer porte. A ideia é que o empresário possa ter acesso não só a exames, mas ter uma consultoria completa - conta Oswaldo Balparda, diretor de operações da Santa Casa, em entrevista ao programa Acerto de Contas.
O custo do serviço varia de acordo com o volume da demanda. Estarão disponíveis duas opções de testes de diagnóstico (PCR e rápido), orientações virtuais ou presenciais sobre escolha de exame, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), avaliação de formatos de controle de acesso dos funcionários e clientes na empresa até a definição de afastamento de trabalhadores do grupo de risco.
- Podemos compor um material e uma forma de atuar para que a empresa tenha um acesso rápido a esse tipo de solução, não gaste desnecessariamente em iniciativas que não vão ser efetivas e tenha segurança no seu processo de retomada da atividade - comentou Balparda.
Esse projeto, aliás, é uma das alternativas encontradas pela instituição para suprir o prejuízo com o custeio insuficiente dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, segundo o diretor, a diferença ficou negativa em R$ 136 milhões.
- A Santa Casa consegue suprir essa deficiência com todos os seus atendimentos de pacientes particulares e de convênios. além de outras fontes de renda, como cafeteria. Todo e qualquer produto que a gente coloca no mercado, o usuário que está pagando pode ter certeza que parte da margem desse produto está sendo usada para o serviço daqueles que não têm como pagar, porque o SUS não custeia o suficiente - explica.
Em 2019, dos 1,6 milhão de atendimentos feitos pela Santa Casa, 70% foram pelo o SUS.
- Temos consciência de que esse volume de serviço é de extrema necessidade para população. Esse é o papel social - diz Balparda.
O serviço para as empresas já está em funcionamento. Interessados podem fazer contato pelo telefone 51 3213-7354 ou pelo e-mail desenvolvimentodeproduto@santacasa.org.br.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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