Proprietário do mais antigo restaurante de Porto Alegre, o Gambrinus, João Melo está lançando um novo empreendimento. É o Pedaçães, que venderá comida brasileira e portuguesa e funcionará em modelo de dark kitchen, ou seja, apenas com cozinha e sem salão para comer no local. Assim, operará inicialmente só com delivery. Depois, a ideia é, também, implementar o pegue e leve (takeaway).
- O local terá, principalmente, frutos do mar - comenta o proprietário.
O projeto estava no papel já há algum tempo e foi impulsionado agora com o aumento de vendas por delivery durante a pandemia do coronavírus. A dark kitchen ficará no Galpão Food Hub, que já foi notícia aqui na coluna, relembre: Restaurantes tradicionais de Porto Alegre criam "galpão da gastronomia"; veja o vídeo
Muitos restaurantes têm apostado na dark kitchen há algum tempo. Isso ganhou espaço com a pandemia, pois, além da proibição de funcionar, as pessoas também querem comer mais em casa. E não apenas lanches, mas também refeições mais requintadas. Estão sendo construídos às pressas, inclusive, empreendimentos para essas dark kitchens na Capital, considerando o aumento da procura por empresários do setor. O custo de manutenção é menor, elevando a rentabilidade do negócio.
O nome do estabelecimento novo de Melo, Pedaçães, remete a um vilarejo ao norte de Portugal de onde a família do empresário saiu para vir ao Brasil. O negócio já está operando e é possível fazer um pedido pelo iFood.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.