Foi aprovada pelo governo gaúcho a proposta para regras próprias do distanciamento controlado em quatro municípios da Região Metropolitana: Porto Alegre, Gravataí, Glorinha e Cachoeirinha. A confirmação foi recebida à tarde pelo prefeito de Gravataí, Marco Alba, e o secretário municipal da Saúde, Jean Pierre. Também foi enviada para a equipe da prefeitura de Porto Alegre. Alvorada e Viamão optaram por ficar de fora, seguindo as normas estaduais para cidades com bandeira vermelha.
Atualização: O regulamento foi publicado no início da noite no site da Cogestão Regional, oficializando a aprovação.
A proposta inicial foi entregue ainda na segunda-feira (17). Foram solicitados ajustes e a nova documentação foi enviada à noite passada. Segundo Alba, foi solicitado que as prefeituras limitassem o horário de funcionamento de estabelecimentos de alimentação, que tinha ficado liberado na primeira proposta e passou para 22h no máximo. Também foram feitos ajustes de ocupação dos locais. Além disso, a abertura do comércio não essencial fica limitada a seis dias, contra os quatro permitidos atualmente em cidades de bandeira vermelha, e o horário de funcionamento ficou aberto para restrição por decreto municipal, conta o secretário Municipal da Saúde, Jean Pierre Torma.
Dentro do que fica permitido no plano para as quatro cidades, os executivos municipais fazem agora as suas regras. No caso de Porto Alegre, já foi publicado um decreto à noite passada com ampliações e alterações para entrarem em vigor nesta sexta (21). Foi alterado o regramento anterior, permitindo que o comércio funcione de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Os shoppings abrirão nos mesmos dias, mas com horário diferente, das 12h às 19h. Confira: Decreto amplia dias e altera horários de funcionamento do comércio de Porto Alegre
Abaixo, confira a parte do plano ajustada e entregue ao governo do Estado à noite passada. Apesar de estar com o logo da prefeitura de Gravataí, ela vale também para Porto Alegre, Glorinha e Cachoeirinha, já que a proposta é unificada para os municípios. As partes em verde são aquelas que foram alteradas após solicitação estadual:
Acompanhe mais informações.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.