A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre entrou em uma parceria para lançar uma escola com cursos para formar profissionais de saúde com foco na pandemia e também para o futuro, quando o coronavírus for vencido. Para isso, se uniu com a Universidade La Salle.
A Escola de Saúde La Salle | Santa Casa terá, inicialmente, 10 cursos de pós-graduação lato sensu. As especializações são nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. Também há uma Especialização Multiprofissional em Espiritualidade e Cuidados Paliativos na Assistência Hospitalar e um MBA em Gestão de Tecnologias em Saúde.
Lembrando que a falta de profissionais é um dos principais gargalos do enfrentamento à covid-19. Além da alta demanda de uma pandemia, há o afastamento temporário por contágio. As inscrições para a Escola de Saúde vão até 25 de setembro.
Na semana passada, a coluna noticiou em primeira mão que a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou um pacote de serviços para empresas combaterem o coronavírus. A ideia é oferecer testes diagnósticos, consultorias e até consultas virtuais para os negócios. Com isso, escolhe medidas efetivas e não tem custos desnecessários para evitar a covid-19.
O custo do serviço varia de acordo com o volume da demanda. Estarão disponíveis duas opções de testes de diagnóstico (PCR e rápido), orientações virtuais ou presenciais sobre escolha de exame, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), avaliação de formatos de controle de acesso dos funcionários e clientes na empresa até a definição de afastamento de trabalhadores do grupo de risco.
Esse projeto, aliás, é uma das alternativas encontradas pela instituição para suprir o prejuízo com o custeio insuficiente dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, segundo o diretor, a diferença ficou negativa em R$ 136 milhões.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista