Um projeto da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Meditron, foi um dos quatro vencedores de uma seleção pública para a produção de ventiladores pulmonares promovida pela Petrobras e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Com isso, o projeto, chamado de "Frank 5010", receberá R$ 100 mil em recursos financeiros para a continuação do desenvolvimento, e terá acompanhamento técnico de especialistas das duas instituições.
Os selecionados se encaixam no que é considerado fase intermediária de testes da fabricação de ventiladores. Essa fase consiste na passagem dos chamados testes "in vitro", quando é usado pulmão artificial, para testes "in vivo", quando são aplicados em animais e seres humanos.
Para a concepção do projeto vencedor da UCS, estiveram envolvidos profissionais das engenharias mecânica, eletrônica, pneumática e mecatrônica, além de metalurgia, usinagem de alta precisão e tecnologia da informação.
O objetivo da iniciativa da Petrobras é acelerar a fabricação desses equipamentos, que são considerados essenciais para o combate ao coronavírus e atualmente estão escassos no mercado. Os outros projetos vencedores da seleção pública são da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Senai do Rio Grande do Norte e de uma empresa chamada ArcelorMittal Brasil.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista