O anseio das empresas - em especial, do varejo - é entender o que mudou para o consumidor agora na pandemia e também antecipar como ele será quando vencermos o coronavírus. Esse tem sido o objetivo de diversas pesquisas pelo mundo, como a que será lançada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) e que foi encomendada para a Vitamina Pesquisas.
O estudo "Em meio à pandemia" será divulgado de forma completa nos próximos dias, mas alguns detalhes foram antecipados para a coluna. Segundo o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, o objetivo é trazer ideias para os negócios:
- Ajudando empresários a transporem obstáculos e tornarem suas marcas mais relevantes.
Chamou a atenção da coluna o comparativo feito pela pesquisa sobre o que o consumidor passou a comprar pela internet na pandemia e o que deverá manter como hábito depois. O supermercado online, pelo que parece, não está agradando tanto. Mas destaque para o fato de as pessoas sinalizarem ter se adaptado ao consumo online de roupas e calçados. Veja:
O que começou a comprar online?
Vestuário 19%
Supermercado 17%
Farmácia 16%
Eletrônicos 13%
Presentes 10%
Cursos 2%
Outros 18%
O que pretende seguir comprando depois pela internet?
Vestuário 17%
Farmácia 17%
Eletrônicos 14%
Presentes 9%
Supermercado 4%
Cursos 3%
Outros 36%
O quão saudoso está de sair para fazer compras?
Muito, porém ainda com receio 54%
Um pouco, mas menos do que imaginava 32%
Nada, me acostumei com a nova rotina 10%
Muito, já saí com a retomada do comércio 4%
O que os clientes esperam quando as lojas abrirem? Promoções especiais foram citadas por 88%.
E sobre consumo local:
Aderiram à compra do pequeno e do comerciante local: 63%
Conhecem, mas não aderiram: 35%
Não conhecem o momento: 2%
Como o esperado, oito em cada dez entrevistados tiveram impacto na renda durante a crise. Entre os que não tiveram, destaque para famílias da Classe A, observa a Vitamina Pesquisas. Ou seja, agrava a preocupação com o abismo social que cresce com a pandemia.
Uma pergunta interessante e sobre um assunto sempre bastante abordado pela coluna é sobre o planejamento familiar anterior à pandemia. A maioria não tinha feito a tão falada - e ignorada - reserva financeira, o que poderia ter trazido certo alívio neste momento. Confira:
Reserva financeira:
Não tinham: 65%
Tinham, mas não precisaram usar 22%
Tinham e usaram: 13%
E para fechar alguns dos dados antecipados para a coluna, a CDL buscou saber sobre mudanças da comportamento dos moradores de Porto Alegre na pandemia. Veja os mais citados: exercício físico, compra online, home office e culinária.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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