O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está dando início a um projeto para comprar mais de micro e pequenas empresas. O primeiro edital sairá já nesta sexta-feira (31), mas outros serão divulgados ao longo do mês de agosto para novas aquisições. A ideia é que atinjam R$ 4,3 milhões. Faz parte de uma iniciativa de apoio a negócios locais, que tanto sofrem com a crise provocada pelo coronavírus.
Os editais serão para a compra dos mais variados itens. Entre eles, estão ferramentas, embalagens, talheres, uniformes, material de expediente, papéis, além de produtos de higiene e limpeza. O primeiro, que será publicado ainda nesta semana, será para aquisição de ferramentas.
Poderá participar qualquer empresa que se enquadre em MPE (micro e pequena empresa) ou EPP (empresa de pequeno porte), ou seja, que tenha faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A probabilidade é de que negócios locais predominem, mas o edital é aberto para empresários de qualquer local do país. A documentação necessária fica disponível no site de licitações do HCPA. Há diversos tutorais para realizar a pré-qualificação, cadastrar produtos e canais de contato.
Atualmente, micro e pequenas empresas já representam 54% do que é fornecido ao HCPA. Destas, 30% são gaúchas. O Sebrae ajuda na busca das empresas e orientando os empreendedores sobre como participar da licitação. Muitas acham que é burocrático vender para um gestor público e precisam desse estímulo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.