Empresa de Porto Alegre que oferece plataformas de comunicação digital entre empresas e clientes, a Zenvia está em expansão. Adquiriu sua primeira startup internacional e já contratou cerca de cem funcionários desde o início da pandemia. Além disso, planeja contratar mais 200 pessoas até o final do ano, enquanto comemora a seleção para um programa de mentoria da Endeavor. Para falar sobre esses assuntos, o programa Acerto de Contas (domingo, às 6h, na Rádio Gaúcha) conversou com o CEO e fundador da empresa, Cassio Bobsin. Confira:
O que é a Zenvia? Qual a estrutura dela hoje?
A Zenvia é uma empresa de tecnologia, uma plataforma de comunicação que ajuda as empresas a simplificar a comunicação com os seus clientes. Provemos canais de comunicação, como SMS, voz e WhatsApp, e ferramentas para que essas empresas possam integrar canais de comunicação aos seus processos de negócios. Eu fundei a empresa em 2003. Ela começou na garagem e não recebemos investimento algum, fomos crescendo só com a conquista de clientes, com nosso produto. Nossa primeira rodada de investimento para aquisição de participação de outros sócios foi só em 2014. Fomos seguindo como uma empresa autofinanciada e fazendo um crescimento de mercado, incluindo a compra de empresas.
E onde ficava essa garagem?
Ficava em Porto Alegre. No bairro Higienópolis. Hoje, a sede continua em Porto Alegre, mas temos escritórios também em São Paulo, Santa Catarina; e agora também em Buenos Aires, na Argentina, e na Cidade do México, no México.
Quais são os clientes mais representativos para vocês?
Nós temos clientes em diversos segmentos. Grandes bancos, varejistas. Empresas de educação, saúde. Se você pegar os maiores do Brasil, as empresas de telecomunicações, todas são nossas clientes. Nós atendemos quase 9 mil clientes em toda América Latina.
Em 2003, quando a empresa foi criada, de onde saiu a ideia?
Tínhamos identificado que a tecnologia teria o poder de conectar as empresas às pessoas diretamente. Com isso, eu comecei trabalhando, antes de criar a Zenvia, com e-mail. Mas, quando eu vi que o celular seria o jeito pelo qual nós iríamos nos comunicar uns com os outros e também se tornaria o canal principal de comunicação para as empresas, a Zenvia foi criada para ajudar que essa comunicação acontecesse de forma direta, pessoal, instantânea, por meio do celular. Na época, tinha o nome de Human.
Onde o nosso ouvinte e o nosso leitor têm contato com a Zenvia? Para que ele consiga identificar onde a empresa está presente na vida dele?
Ajudamos nossos clientes a interagirem com 200 milhões de pessoas. Então, é muito provável que alguém tenha recebido alguma mensagem por celular, ligação, mensagem de WhatsApp, ou entrado em contato com alguma empresa do seu canal de atendimento, e lá está a tecnologia da Zenvia. Não aparecemos para o cliente final, mas estamos por trás dessa comunicação. Especialmente, quando ela está contextualizada em algum processo de negócio, como uma compra.
Qual o tamanho da equipe da Zenvia hoje?
Nós estamos com cerca de 370 pessoas. No começo do ano, éramos 225. Então, para se ter uma ideia, nesses 6 meses, aumentamos em quase 150 pessoas. Desde o começo da pandemia, contratamos cem pessoas.
A expansão agora está relacionada a um processo de transformação das empresas que são clientes de vocês?
Exatamente. As empresas, conforme buscam a transformação digital da experiência dos clientes, precisam adotar canais de comunicação digitais. Nossos produtos servem como uma luva para essa mudança acelerada por função da pandemia, onde as operações físicas estão muito ou totalmente limitadas, e a forma que resta para as empresas é a interação por meio dos canais digitais. Temos então uma demanda crescente desde o início da pandemia. A procura dos clientes cresceu 70% nesse período.
As empresas chegam com alguma base ou estão "zeradas" nesse processo de digitalização?
Depende. Algumas já tinham uma certa estratégia de digitalização e buscam complementar essa experiência do seu cliente com comunicação em diferentes pontos. Às vezes, é na busca de aquisição de novos clientes. Às vezes, é para manter um engajamento com a marca ou para fazer a confirmação de um pedido, melhorar algum processo. Mas muitas empresas estão dando os primeiros passos. É mais difícil quando você não tem uma estratégia de digitalização, mas temos tecnologias muito simples e baratas para começar. Então, clientes com R$ 30 ou R$ 40 por mês já começam a usá-las. Dependendo, claro, do grau de sofisticação da solução que eles vão adotar, mas temos soluções para micro e pequenas empresas, e também para médios e grandes empresários.
Vocês foram selecionados para um projeto grande da Endeavor. O que significa isso para empresa?
A Endeavor é uma organização global que apoia o empreendedorismo de impacto. Então, ela busca empresas e empreendedores que consigam gerar uma transformação no nosso mundo em virtude da sua inovação. Então, quando se cria uma empresa, ela cresce e começa a gerar impacto positivo. A Endeavor apoia essas empresas. Ajuda a Zenvia na trajetória de crescimento, principalmente agora com a nossa expansão global.
Vamos falar sobre essa aquisição que vocês anunciaram nessa semana. Quais são os planos daqui pra frente?
Como parte do crescimento, temos operações de aquisição. Essa é a sétima empresa que compramos, mas é primeira internacional. Então, é um movimento de internacionalização. Agora, temos operações na Argentina, no México e atendemos países de toda América Latina. A solução da empresa chamada Sirena ajuda os clientes que têm vendedores usando o WhatsApp pessoal para interagir com os clientes. Ela permite substituir por um corporativo. Para as equipes de venda, a experiência é muito parecida, mas eles conseguem, inclusive, mandar proposta e registrar aquele cliente na sua base. E a empresa consegue divulgar um único número de WhatsApp para os clientes.
A partir desse momento, vocês já conseguem oferecer o serviço?
Sim. Já temos em torno de 800 clientes na América Latina que vieram dessa parceria de aquisição e começamos a oferecer para toda base de clientes. Poderão atender via WhatsApp, site da empresa, canal de voz e SMS. Foi mais uma solução que vem para nossa plataforma.
Agora, vamos falar de vagas de emprego. Vão abrir mais postos de trabalho?
Sim, esperamos contratar mais 200 profissionais para nossas operações do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, e, agora, também Argentina e México. As pessoas não precisarão trabalhar nas nossas operações físicas. Até, porque, até o final do ano, atuarão de onde elas quiserem. Abrimos a opção para quem moram perto dos nossos escritórios ou não.
O pessoal que ficou interessado. Tem no site da Zenvia?
Sim. Temos vagas em diversas áreas. Em comercial, atendimento, marketing, tecnologia. No site da Zenvia, você pode acessar quais vagas estão disponíveis. Buscamos pessoas que sejam muito talentosas em suas áreas, mas que tenham muita vontade de construir algo grande junto conosco, para tornar uma empresa de origem gaúcha, global.
E a sede continua aqui em Porto Alegre?
Sim. Agora, um pouco vazia porque não tem ninguém trabalhando no local. Mas está lá, e segue firme e forte.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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