Com a gravidade do coronavírus percebida pelo mercado financeiro ainda no Carnaval, a bolsa de valores despencou no primeiro semestre. O Ibovespa se aproximou de 60 mil pontos e até voltou agora para mais de 95 mil pontos. Mas o balanço da primeira metade do ano ainda ficou no negativo, com queda de 17,8% no indicador.
O índice considera as ações mais negociadas. Chamou a atenção da coluna que uma empresa da região Sul é destaque entre os melhores desempenhos do Ibovespa. Atrás apenas das varejistas B2W e Magazine Luiza, o terceiro maior crescimento nos preços das ações é da Weg, uma companhia com sede em Jaguará do Sul, Santa Catarina. Seus papéis tiveram valorização de, nada mais nada menos, de 46,77% desde o início de 2020. Além dos bons fundamentos da empresa, ela foi beneficiada pela alta do dólar, diminuindo o impacto da pandemia nos negócios. É uma das "queridinhas" de investidores, que valorizam a segurança de investir na companhia, que tem uma ótima imagem em relação à gestão dos negócios.
A companhia foi fundada em 1961 e atua principalmente no setor de bens de capital. A Weg é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos. Suas principais linhas de produtos são: motores, energia, transmissão, distribuição, automação e tintas. Com operações industriais em 12 países, atende todos os segmentos da indústria, incluindo petróleo e gás, mineração, infraestrutura, siderurgia, papel e celulose. Com mais de 30 mil funcionários, a empresa faturou R$ 13,3 bilhões em 2019.
Apesar da sede no Estado vizinho, a Weg tem atuação forte no Rio Grande do Sul. Seja com unidades, seja com parceiras com empresas gaúchas. A coluna mesmo já noticiou negócios da companhia, como a compra da Geremia Redutores, de Bento Gonçalves, pela WEG-Cestari, controlada do Grupo Weg. E ainda quando ela fechou uma parceria com a gaúcha FuelTech, especializada em injeção eletrônica de veículos, para converter motores de combustão em motores elétricos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista