Conhecida fabricante de motores com sede em Santa Catarina, a WEG fará uma parceria com a gaúcha FuelTech, especializada em injeção eletrônica de veículos, para converter motores de combustão em motores elétricos. A iniciativa será voltada para veículos de competição e também passeio, com a ideia de fazer a transformação em larga escala.
— Essa parceria possibilitará o desenvolvimento de novos produtos a fim de tornar a conversão de carros com motor à combustão em elétricos uma realidade em um futuro próximo — enfatiza o diretor-superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann.
Ainda não há valores ou data de lançamento. Além de motores, o acordo prevê ainda investimentos em desenvolvimento de tecnologias e produtos em conjunto.
"(....) para o fornecimento de inversores, ECU (unidades de controle eletrônico de motor), baterias e gerenciamento de baterias, possibilitando a eletrificação em diversas formas", detalha trecho do comunicado.
Com a sede em Porto Alegre e uma filial nos Estados Unidos, a FuelTech criou, recentemente, uma divisão de pesquisa e desenvolvimento voltada à eletrificação do automobilismo:
— O futuro do automóvel é elétrico e queremos usar o nosso know-how no mercado automobilístico, bem como nossa rede global de instaladores técnicos, para oferecer soluções eficientes, inovadoras e sustentáveis para automóveis de competição e passeio — explica o diretor-geral da FuelTech, Anderson Frederico Dick.
Os carros elétricos, no entanto, não são uma unanimidade. Sobre isso, leia também: Com ressalvas ao carro elétrico, engenheiro indica qual modelo a gasolina é mais econômico
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.