A baixa demanda pelo TeleSUS 136 fez a empresa contratada demitir 404 funcionários que tinham sido contratados temporariamente para as 1.519 vagas abertas para profissionais de saúde e, inclusive, noticiadas pela coluna. A dispensa ocorreu na última semana, conforme trabalhadores avisaram a coluna. A informação foi confirmada pela TopMed, empresa com sede em São José (SC) e que pertence ao Grupo Explorer, com base em Porto Alegre.
Segundo a empresa, o número de postos de trabalho já vinha sendo reduzido conforme as pessoas pediam desligamento. Estavam agora com 1.175 funcionários. Após a redução do quadro, manterá 771 enfermeiros. O contrato ocorreu com a expectativa de alta procura por informações sobre o coronavírus.
Se aumentar a demanda, a empresa disse que chamará novamente os funcionários que tiveram o contrato encerrado antecipadamente. A TopMed é remunerada por quantidade de ligações. O contrato com o Ministério da Saúde é por seis meses e, se não for renovado, termina em setembro.
Os serviços do chamado TeleSUS ficam disponíveis pelo telefone 136. É gratuito, servindo para as pessoas tirarem dúvidas e até se consultar com um profissional de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio da Busca Ativa, entra em contato, por telefone, para monitorar a saúde da população.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista