Após 37 anos, a loja de departamentos Empo irá encerrar as atividades. São chamadas assim aquelas que vendem uma variedade grande de produtos. A empresa já está informando os clientes de que fechará e anunciando liquidação dos produtos pela internet. A varejista deve funcionar apenas até sexta-feira da semana que vem, dia 24.
A coluna entrou em contato com a empresa, até para saber se a decisão estava relacionada à pandemia do coronavírus. No entanto, recebeu como resposta de que a diretoria não se manifestaria agora, dizendo que o momento era delicado.
Localizada na Avenida Assis Brasil, a Empo é bastante conhecida na Capital. Tanto que a coluna foi alertada da decisão por outro empresário, que lamentou o fechamento da operação. Em 2018, a loja realizou uma série de eventos para comemorar os 35 anos.
O Empo foi fundado em 1983 e está sob o comando da terceira geração da família. Chegou a ter filiais pelo Rio Grande do Sul, mas a última foi fechada em 2006 em Cachoeirinha. Recentemente, estava bastante ativa nas redes sociais.
Atualização com a manifestação enviada pela empresa após a publicação da coluna:
"O prédio foi vendido pelo fundador no mês de Dezembro e seria entregue no final de Outubro mas, por conta da pandemia, a entrega foi antecipada para final de Julho.
(...)
Atualmente é dirigida pelo empresário Eduardo Ryzewski Garcia, filho do fundador, que assumiu a empresa em 2013, quando até então dividia com os irmãos Alexandre e Fernando a direção da operação. Em meados de 2019 começaram as negociações de venda do imóvel sede da Empo, em virtude dos interesses da família de distribuição do patrimônio. A venda foi efetivada em dezembro do mesmo ano, sendo acordado a entrega do prédio e encerramento das atividades para outubro de 2020. Devido à pandemia, o processo foi antecipado para o final deste mês.
Eduardo Garcia lamenta o fechamento da loja. Estava em tratativas para mudança de endereço, no entorno da localização atual, mas foram suspensas em virtude da pandemia. O empresário planeja reestruturar o negócio com foco no e-commerce."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista