O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda 2020 termina às 23h59min59s desta terça-feira (30). Tradicionalmente, ele se encerra no final de abril, mas foi prorrogado pela Receita Federal neste ano devido à pandemia do coronavírus. Até as 21h da noite passada, no Rio Grande do Sul, 2.053.381 contribuintes já tinham acertado as contas. O número equivale a 90% do total de 2,2 milhões de declarações esperadas.
Mas para quem deixou para a última hora e ainda assim acha que não conseguirá terminar o preenchimento da declaração a tempo, a dica é: envie mesmo assim! Isso mesmo, transmita o documento inacabado. Depois, o contribuinte poderá completar as informações fazendo a chamada declaração retificadora, no próprio sistema do Imposto de Renda.
Com isso, o contribuinte evita a multa por falta de envio. Como os leitores estão cansados de saber, ela parte de R$ 165,74. No entanto, pode chegar a 20% do valor do imposto devido, ou seja, pode ser um montante significativo dependendo dos rendimentos tributáveis do contribuinte.
- A declaração retificadora não tem multa - ressalta o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Célio Levandovski. Ele ainda sugere que o contribuinte some os valores recebidos mês a mês nos casos em que a fonte pagadora não forneceu o informe de rendimentos. Depois de receber o documento, pode ajustar os valores na retificadora.
E uma dica de última hora da planejadora financeira Leticia Camargo para os desesperados:
- Procure fazer uma conta para verificar se o aumento patrimonial de um ano para o outro ficou compatível com as suas receitas recebidas. Caso não esteja compatível, isso pode ter ocorrido por estar faltando declarar algum recebimento ou por ter atualizado erroneamente o valor de algum bem.
Aliás, nesta terça, ocorreu o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2020. Confira aqui o calendário completo.
Para fechar, confira ainda: VÍDEO: os gastos que podem ser descontados do Imposto de Renda e os limites de dedução
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista