Dos 37 shoppings do Rio Grande do Sul, 36 já reabriram as lojas que ficaram fechadas durante a restrição mais forte para conter o avanço do coronavírus. No período, apenas operações essenciais ficaram funcionando, como supermercados e farmácias, com um acesso aberto pelo empreendimento para que os clientes chegassem até o local. A reabertura nos estabelecimentos começou em 18 de abril no interior do Estado e, cerca de um mês depois, teve início em Porto Alegre.
O monitoramento semanal é feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Segundo a entidade, falta apenas um centro de compras de São Leopoldo, no Vale do Sinos. Consultada, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), que consultou a Associação Comercial de São Leopoldo (ACIST-SL), informa que é o Bourbon, shopping com hipermercado do Grupo Zaffari e que ainda aguarda autorização da prefeitura para a reabertura das lojas.
Na Capital, são 16 shoppings e todos retomaram as atividades possíveis. A coluna faz essa ressalva porque cinemas e espaços de entretenimento seguem fechados para evitar aglomerações durante a pandemia.
Várias medidas de segurança estão sendo tomadas, seguindo decretos de governo, orientações do setor e definições das próprias administradoras dos shoppings. As ações vão da disponibilização de álcool gel até a medição de temperatura das pessoas, passando pelo atendimento ao público ainda em horário reduzido.
Há uma expectativa agora para uma nova portaria estadual que libere o uso de provadores nas lojas de roupas, permitindo também que o cliente experimente calçados. A flexibilização já ocorreu para o comércio de rua e tem sido um anseio de quem vende confecções, considerando a exigência dos consumidores para efetivarem a compra. Mas atenção para os cuidados: Lojistas comemoram liberação de provadores de roupa, mas há várias restrições
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista