Empresa que já apareceu algumas vezes aqui na coluna enquanto ampliava os negócios e contratava profissionais, o Grupo Expansão precisou fazer uma redução de 20% no seu quadro de funcionários. Com isso, foram demitidos 130 trabalhadores que atuavam no call center. A informação foi confirmada pela empresa, quando procurada pela coluna.
Segundo o grupo, o motivo foi um rompimento de contrato feito por uma grande cliente durante a pandemia. A redução do quadro foi necessária para manter o restante da empresa, que solicitou reuniões na Justiça do Trabalho com os ex-funcionários e a ex-cliente, que também teria obrigações trabalhistas conforme o contrato. Uma nova audiência está marcada para a semana que vem. Ainda conforme o Grupo Expansão, os salários foram colocados em dia e está sendo acertado o pagamento das rescisões.
O Grupo Expansão tem sede em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A empresa sempre chamou a atenção por adotar ações motivacionais, como oferecer frutas gratuitas para os funcionários e ter grandes áreas de lazer, chamadas hoje de espaços de "descompressão". Chegou até a fazer o projeto para instalar um tobogã no escritório, mas não recebeu autorização para ser executado.
Atualização: A coluna conversou também sobre a situação com o vice-presidente do sindicato que representa os trabalhadores de telemarketing no Rio Grande do Sul, o Sintratel. Adilson Lima Soares relatou que está atuando nas negociações e que aguarda a próxima audiência, que será na terça-feira (9). São aguardados representantes da Vivo, empresa com quem o Expansão teve o rompimento, e que, no entender do sindicato, deve também arcar com parte do valor necessário para quitar as verbas rescisórias.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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