Horas após a publicação do decreto municipal de reabertura, alguns shoppings de Porto Alegre já começaram a comunicar os lojistas que estavam fechados sobre a data prevista para a retomada das atividades. A coluna teve acesso a algumas circulares enviadas à noite passada. Entre os maiores centros de compras da Capital, o Shopping Total, o Iguatemi e o Praia de Belas permitirão a reabertura a partir de sexta-feira (22), com horários reduzidos e também com restrições em áreas de entretenimento.
A preparação dos shoppings começou ainda no final de semana, incluindo a sanitização dos espaços e instalação de equipamentos. Já havia a expectativa de retomada nesta semana. No entanto, ainda há medidas para serem tomadas, adequando-se às determinações da prefeitura, que avisou que pode voltar a determinar o fechamento no caso de avanço do coronavírus. Protocolos do próprio setor também estão sendo adotados, assim como cartilhas específicas estão sendo produzidas por cada estabelecimento. Outro ponto é que muitos funcionários de lojistas estavam com contrato suspenso e, conforme a medida provisória do governo federal, é necessário comunicá-los do retorno com 48 horas de antecedência.
Confira os horários já informados aos lojistas por shoppings da Capital:
- Shopping Total
Retomada a partir de sexta-feira (22).
Praça de alimentação: 11h às 20h
Lojas: 12h às 20h
Supermercado: 8h às 20h
Farmácia: 8h30 às 20h
Unimed: 7h às 19h
Sem cinema e nem atividades de entretenimento
- Praia de Belas Shopping
Horário será reduzido das 12h às 20h. Entre 11h30 e 12h, será um horário especial atendimento de grupo de risco. Só não poderão funcionar os cinemas e uma área de games. A partir de sexta-feira (22).
- Shopping Iguatemi
Horário será reduzido das 12h às 20h. Entre 11h30 e 12h, será um horário especial atendimento de grupo de risco. Sem cinemas e sem as áreas de atividades infantis. A partir de sexta-feira (22).
- Shopping João Pessoa
A partir de sexta-feira (22), também. Das 12h às 20h, de segunda a sábado.
- Bourbon Shopping, Moinhos Shopping e Porto Alegre Centerlar (do Grupo Zaffari)
Lojas já estão autorizadas a abrir nesta quarta-feira (20). No comunicado, a administradora diz que os lojistas têm um prazo de 72h para adaptação às orientações da empresa.
Cinema, teatro e recreação seguem fechados.
Horários:
Segunda a sábado:
Praça de alimentação: 11h às 20h (opcional abertura às 10h)
Lojas: 12h às 20h (opcional abertura às 10h)
Domingos e feriados
Praça de alimentação: 11h às 20h
Lojas: 14h às 20h
- DC Shopping
Lojas autorizadas a abrirem a partir desde quinta-feira (21), nos seguintes horários:
Segunda a sábado, das 12h às 20h
Domingos e feriados, abertura opcional das 12h às 18h
Restaurantes e praça de alimentação estão temporariamente fechados, passando por reformas.
- Rua da Praia Shopping
Reabre na sexta-feira (22), das 11h às 19h, com acesso exclusivamente pela Rua dos Andradas.
- Boulevard Laçador
Lojas autorizadas a abrirem a partir desde quinta-feira (21), das 8h às 23h30
- Boulevard Assis Brasil
Lojas autorizadas a abrirem a partir desde quinta-feira (21), das 8h às 22h
Procurados, o BarraShoppingSul, da Multiplan, e o Pop Center, o centro popular de compras, conhecido por camelódromo, não informaram a decisão de retomada.
Protocolos do setor
Abaixo, recomendações internas feitas pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para a primeira fase de reabertura:
1. Shopping funciona em horário reduzido de 2 a 4 semanas: das 12h às 20h.
2. Lojas funcionam, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades para crianças.
3. Restaurantes e praça de alimentação funcionam como delivery e takeout nas primeiras 2 semanas.
4. Recomende, estimule e propague a importância da utilização de máscaras e da desinfecção das mãos por álcool gel e a lavagem com água e sabão.
5. Onde for possível, isolar áreas do shopping para facilitar o controle da operação, sem impactar a segurança do empreendimento.
6. Reveja a escala de funcionários, sem que a segurança e produtividade sejam comprometidas. É possível, que, nesta fase, existam funcionários que estejam se recuperando da doença. Se for o caso, mantenha os em grupos de risco, em home office.
7. Utilize os canais online do shopping para continuar atendendo clientes, que ainda possam ter movimentos restringidos.
8. Não promova atividades promocionais que possam causar aglomerações e mantenha suspensos os eventos.
9. Mantenha uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes. Promova campanhas de orientações de saúde e bem-estar e envolva todos os lojistas nestas comunicações.
10. Restrinja, no que for possível, serviços e acessos de fornecedores de demandas não-essenciais nessa fase.
11. Prime na continuidade de contratos com pequenos e médios fornecedores, visando apoiá-los na manutenção de seus negócios.
12. Atenção especial para restaurantes e praças de alimentação: a partir da terceira semana, monitore a abertura e o funcionamento de restaurantes, a fim de observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação, quanto dentro dos próprios restaurantes que também devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes.
13. Evite a operação de valet nessa fase.
14. Controle o fluxo de acesso aos sanitários.
15. Manter a renovação de ar exigida pela legislação e faça a troca dos filtros de ar, no mínimo, 1 vez por mês, usando pastilhas bactericidas nas bandejas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista