Após a flexibilização das restrições da pandemia, o Rio Grande do Sul já registra a reabertura de vários shoppings. Na atualização do levantamento oficial da Associação Brasileira dos Shoppings Centers (Abrasce), são 14 estabelecimentos em sete municípios. No entanto, empresas já avisaram a coluna de outros centros de compras que voltaram a funcionar nos últimos dias também. No país todo, são 89 empreendimentos, mas que ainda oferecem horário reduzido de atendimento e mantêm restrições fortes nas áreas de lazer, onde várias operações permanecem fechadas.
No Rio Grande do Sul, a reabertura dos estabelecimentos começou em 18 de abril. Durante praticamente um mês, apenas atividades consideradas essenciais foram mantidas, como farmácias e supermercados. Agora, tem sido normal a exigência de máscara, limitação de pessoas, medição da temperatura dos clientes, álcool pelos corredores e marcação de distanciamento no chão.
Além de várias medidas estarem determinadas nos próprios decretos municipais de reabertura, também estão no protocolo da Abrasce. A coluna entrevistou na semana passada o presidente da entidade, Glauco Humai, que contou terem se baseado na China e na Alemanha para elaborar o documento com as recomendações enviado aos shoppings associados. Relembre: "Nosso protocolo de reabertura está em linha com China e Alemanha", diz presidente da associação de shoppings do Brasil
Centros de compras reabertos no Rio Grande do Sul:
Shopping do Vale (Cachoeirinha)
Canoas Shopping (Canoas)
ParkShoppingCanoas (Canoas)
Bourbon San Pellegrino (Caxias do Sul)
Martcenter Shopping (Caxias do Sul)
Prataviera Shopping (Caxias do Sul)
Shopping Center Iguatemi Caxias do Sul (Caxias do Sul)
Bourbon Shopping Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
I Fashion Outlet Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
Gravataí Shopping Center (Gravataí)
Pelotas Shopping (Pelotas)
Monet Plaza Shopping (Santa Maria)
Praça Nova Santa Maria (Santa Maria)
Royal Plaza Shopping (Santa Maria)
O Grupo Zaffari avisou a coluna que também reabriu as lojas do Bourbon Shopping Canoas. No entanto, o empreendimento ainda não está no monitoramento da Abrasce. Também houve a reabertura de um shopping em Lajeado nesta semana.
As recomendações da associação, claro, precisam ser adaptadas às determinações dos decretos de governos. Abaixo, no entanto, seguem abaixo os 15 pontos sugeridos para a fase inicial de reabertura de shoppings, aos quais a coluna teve acesso:
1. Shopping funciona em horário reduzido de 2 a 4 semanas: das 12h às 20h.
2. Lojas funcionam, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades para crianças.
3. Restaurantes e praça de alimentação funcionam como delivery e takeout nas primeiras 2 semanas.
4. Recomende, estimule e propague a importância da utilização de máscaras e da desinfecção das mãos por álcool gel e a lavagem com água e sabão.
5. Onde for possível, isolar áreas do shopping para facilitar o controle da operação, sem impactar a segurança do empreendimento.
6. Reveja a escala de funcionários, sem que a segurança e produtividade sejam comprometidas. É possível, que, nesta fase, existam funcionários que estejam se recuperando da doença. Se for o caso, mantenha os em grupos de risco, em home office.
7. Utilize os canais online do shopping para continuar atendendo clientes, que ainda possam ter movimentos restringidos.
8. Não promova atividades promocionais que possam causar aglomerações e mantenha suspensos os eventos.
9. Mantenha uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes. Promova campanhas de orientações de saúde e bem-estar e envolva todos os lojistas nestas comunicações.
10. Restrinja, no que for possível, serviços e acessos de fornecedores de demandas não-essenciais nessa fase.
11. Prime na continuidade de contratos com pequenos e médios fornecedores, visando apoiá-los na manutenção de seus negócios.
12. Atenção especial para restaurantes e praças de alimentação: a partir da terceira semana, monitore a abertura e o funcionamento de restaurantes, a fim de observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação, quanto dentro dos próprios restaurantes que também devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes.
13. Evite a operação de valet nessa fase.
14. Controle o fluxo de acesso aos sanitários.
15. Manter a renovação de ar exigida pela legislação e faça a troca dos filtros de ar, no mínimo, 1 vez por mês, usando pastilhas bactericidas nas bandejas.
Shoppings da Capital
Em Porto Alegre, os shoppings seguem com a proibição de funcionamento, exceto para lojas que se encaixam em atividades essenciais. Há a expectativa de que um decreto municipal flexibilize a operação ainda nesta terça-feira (19). Saiba mais: No aguardo da liberação, shoppings de Porto Alegre repassam protocolos e antecipam sanitização
Ouça aqui a entrevista completa com o presidente da Abrasce, Glauco Humai, para o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista