Uma informação divulgada pela prefeitura de Teutônia dizia que, em uma reunião na semana passada, representantes da Calçados Piccadilly teriam anunciado uma futura ampliação das atividades da calçadista no município. Procurada pela coluna, a empresa desmentiu a informação, o que depois gerou até uma errata por parte da prefeitura da cidade.
Em nota, a Calçados Piccadilly disse que a operação segue normalmente em Teutônia, mas não há plano de expansão. Acrescenta que a preocupação, no momento, é pela manutenção de empregos neste período de pandemia e forte impacto econômico.
"A informação veiculada hoje a expansão da Piccadilly em Teutônia não é verídica. As operações da calçadista seguem normalmente no município e não há nenhuma previsão de expansão. A prioridade da empresa neste momento é a manutenção dos empregos", diz a nota, na íntegra.
A prefeitura, por sua vez, disse que, de fato, houve a reunião entre o executivo e os representantes da empresa e que, durante o encontro, foi discutido o futuro da unidade da empresa em Teutônia e "a POSSIBILIDADE de ampliar as atividades no município quando passados os impactos da pandemia causada pelo coronavírus".
No dia 27 de abril, a empresa fechou a unidade que tinha em Santo Antônio da Patrulha e encerrou o setor de costura reduzindo a operação da sua matriz, que fica em Igrejinha. Segundo Dirceu Leodoro Alves, vice-presidente do Sindicato dos Sapateiros de Igrejinha, a empresa alegou que os custos do setor de costura nas fábricas eram altos. No comunicado enviado pela Piccadilly, a empresa acrescentou o impacto causado pela pandemia, dizendo que a crise sanitária foi implacável e lamentou ter de tomar a decisão. Informou ainda que fornecerá cestas básicas por três meses aos trabalhadores dispensados. Saiba mais: Piccadilly fecha fábrica e reduz operação da matriz no RS
Mas a empresa garante que o restante da operação segue funcionando: Após fechar fábrica, Piccadilly garante que as outras três unidades do RS seguem em operação
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista