Há pouco mais de um ano, a Vital antecipou para a coluna Acerto de Contas que o plano era ter 100 lojas próprias até 2022. E, apesar da pandemia, a empresa irá abrir duas novas operações nas próximas e reinaugurar uma unidade ampliada. Com isso, terá 23 lojas, que vendem de pães a geleias e sucos.
A reforma ocorreu em uma unidade que fica no município de Santa Maria. Já as duas lojas novas ficarão em Porto Alegre. Uma delas será a segunda da Avenida Assis Brasil, localizada na esquina com a Estrada do Forte. Já a outra será na Avenida Protásio, na frente do Hospital de Clínicas. Aliás, funcionários da instituição de saúde e do Hospital de Pronto Socorro (HPS) terão 5% de desconto na compra dos alimentos, que já são vendidos por preço de fábrica nas lojas próprias da Vital.
- Apesar da pandemia, não perdemos o foco no crescimento - avisa o diretor-presidente da Vital Pães, Paulo Wasielewsky.
O executivo conta que, em junho, será lançada uma linha de embutidos e lacticínios da marca. Além disso, no mês passado, a Vital também colocou no mercado picolés e sorvetes. Para maio, chegam às lojas os chocolates.
Antes de varejista, a Vital é indústria. A empresa investiu R$ 40 milhões em uma fábrica em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Em dezembro de 2018, o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) antecipou os detalhes da construção: Nova fábrica de pães vai ter investimento de R$ 40 milhões, criar 500 empregos no RS e eliminar conservantes. A nova fábrica chega com a meta de tirar os conservantes de todos os produtos da Vital, além de metade já ser integral.
A expansão da Vital no varejo deixou redes de supermercados descontentes, conforme a coluna acompanhou no último ano. Em 2019, inclusive, o grupo Zaffari parou de vender produtos da marca, que oferece preços bem mais baixos nas suas lojas de marca própria. Mas isso parece ter acelerado ainda mais a expansão da empresa, que tem até uma loja no local onde ficava o antigo Rib's, tradicional lanchonete do bairro Moinhos de Vento.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista