A linha de iogurtes probióticos com kefir da Piá teve um aumento de 14% em vendas nos primeiros quatro meses de 2020, comparados ao final de 2019. Parece um percentual pequeno, mas é significativo para a empresa e ainda mais no meio de uma pandemia. A analise do gerente de marketing da empresa, Tiago Haugg, é de que o bom desempenho se deve à procura por produtos que aumentem a imunidade das pessoas.
A bebida foi desenvolvida com a chamada "microflora" de kefir. Além disso, é adoçada com açúcar demerara, mais processado do que o mascavo, mas muito menos do que o refinado. O alimento é produzido pela Piá, cooperativa com sede na Serra.
Probióticos são micro-organismos vivos que podem trazer benefícios à saúde se consumidos em doses adequadas. A coluna, como é de costume quando se trata de alimentos ou questões relacionadas à saúde, consultou uma especialista na área para saber mais.
- O consumo adequado de probióticos contribui para flora intestinal. Equilibrada, ela nos ajuda a sermos mais saudáveis e termos um sistema imunológico melhor. O próprio probiótico pode agir nos mecanismos de defesa da mucosa intestinal e estimular o sistema imunológico - explicou a nutricionista Rita Lamas.
A nutricionista também analisou os componentes do produto da Piá no sabor Baunilha Cítrica. Segundo ela, trata-se de uma bebida ultra processada porque tem aditivos cosméticos, como o aroma idêntico ao natural de baunilha cítrica, mas que pode ser consumida eventualmente. Principalmente, se a pessoa não tiver tempo de preparar seu próprio leite com kefir de maneira natural.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista