A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) está encerrando uma pesquisa para identificar o impacto da pandemia no comércio do Rio Grande do Sul. Presidente da entidade, Sérgio Galbinski vem comentando para a coluna sobre o reflexo nos negócios, o que ocorre de forma diferente na comparação entre Capital e interior do Estado. Também projeta um forte impacto no comportamento de consumo e chegou a dizer que as lojas terão o desafio de se assemelhar a "salas cirúrgicas", considerando as medidas de segurança na prevenção contra a covid-19. Ainda assim, o empresário considera positiva a proposta de distanciamento controlado que vem sendo apresentada pelo governo do Estado.
- Teremos de conviver com o coronavírus por um longo período em que a contaminação pode aumentar ou diminuir, e precisamos de um pacto entre todos para iniciarmos a retomada. Estamos ainda buscando alternativas de sugestões para varejistas de vestuário e calçados, setor onde os clientes não poderão experimentar os produtos - diz o presidente da AGV, que, inclusive, é do ramo de confecções, por ser proprietário da Casa Louro.
A pesquisa da AGV ouviu 247 empresários. Desses, 66,8% estavam com a loja aberta. Chamou a atenção que quatro em cada 10 precisarão demitir devido a crise e outros três ainda não sabe dizer. Porém, a pesquisa mostra ainda que 53% dos entrevistados temem a contaminação de familiares ou funcionários mesmo com os cuidados.
Abaixo, algumas perguntas antecipadas para a coluna:
Precisará ou já precisou demitir?
Sim 41,1%
Não 29%
Talvez 29,8%
Poderia operar com um cliente para cada vendedor? (Pergunta relacionada a medidas de prevenção que têm de ser tomadas na abertura)
Sim 79,4%
Não 11,7%
Talvez 8,9%
Quais pagamentos estão atrasados? Mais citados, por ordem:
Impostos
Fornecedores
Duplicatas
De quem respondeu, 105 eram lojistas de vestuário e calçados. Entre eles, 48,6% estimam que as vendas cairiam 50% com a portaria que impede experimentar roupas e sapatos na loja.
Tem receio de que você, um familiar ou um funcionário se contamine mesmo com os cuidados?
Sim 53,8%
Não 46,2%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista