Contratando centenas de profissionais de saúde nas últimas semanas, a TopMed tem agora 190 vagas para enfermeiros e precisa preenchê-las com urgência. Esses postos de trabalho são para atuação presencial na unidade da empresa em Porto Alegre, com contratação imediata.
O trabalho é para atender no call center o Disque Saúde 136. O serviço fornece informações sobre a covid-19, é gratuito e foi criado pelo Ministério da Saúde. Profissionais em Porto Alegre, por exemplo, atendem ligações de todo o país.
As vagas exigem que os candidatos tenham curso superior completo em Enfermagem e COREN ativo, que é o registro no conselho da categoria. O salário é de R$ 2.565,51, além de vales para transporte e alimentação. A jornada de trabalho inclui 36 horas semanais, incluindo finais de semana. Interessados no emprego devem enviar o currículo pelo e-mail saude@explorercallcenter.com.br.
Desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia, o número de atendimentos saltou 760% com a média recente do período. Além disso, o CFM (Conselho Federal de Medicina) autorizou em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia o uso da telemedicina. A TopMed começou oferecendo o serviço em Florianópolis (SC) e depois foi contratada pelo Ministério da Saúde para o serviço de informações sobre o coronavírus.
Com os serviços do chamado TeleSUS, por telefone, ligando para o Disque Saúde 136; pelo Chatbot, disponível na página do Ministério da Saúde; ou baixando o aplicativo Coronavírus SUS gratuitamente, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e até se consultar com um profissional de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio da Busca Ativa, entra em contato, por telefone, para monitorar a saúde da população.
Até o momento, 5,7 milhões de pessoas já buscaram os serviços do TeleSUS. Deste total, 2,4 milhões de pessoas já foram avaliadas sobre os sintomas do coronavírus, sem precisarem sair de casa, sendo que 92,5% foram consideradas saudáveis, 4,1% de baixo risco, 1% de risco moderado e 2,4% de risco alto.
Ao buscar um desses canais ou receber uma ligação do Ministério da Saúde, as pessoas podem ser encaminhadas para o teleatendimento pré-clínico com profissionais de saúde. Até essa terça-feira (14), 78,5 mil pessoas realizaram teleconsulta com médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem. Além disso, 183,3 mil pessoas foram ou ainda estão sendo acompanhadas, diariamente ou a cada dois dias, a depender de cada caso.
O Ministério da Saúde pretende entrar em contato com mais de 120 milhões de brasileiros por meio da Busca Ativa. Desde o dia 1º de abril, quando o TeleSUS foi lançado, 2,2 milhões de ligações automáticas já foram efetivadas. Essas chamadas servem para acompanhar a evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus, a partir da identificação precoce de pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal. Esse mecanismo permite identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e encontrar possíveis casos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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