Professor do mestrado em virologia da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Fernando Spilki foi nomeado, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para compor o Comitê de Especialistas Rede Vírus. O grupo reúne pesquisadores para lidar com o enfrentamento ao coronavírus e, também, preparar o Brasil para novas pandemias. Spilki é o único pesquisador na ativa na região Sul a integrar o comitê, além de ser fonte constante da coluna para tirar dúvidas dos empresários e trabalhadores sobre a pandemia.
Segundo Spilki, a função do comitê é propor ações com base na pesquisa, na ciência e na inovação. Neste momento, a rede também ajuda o ministério nos editais e chamadas, que visam dar uma resposta e auxiliar no combate ao coronavírus.
- É um grande privilégio estarmos junto de grandes pesquisadores, poder ouvir a experiência deles e participar dessas ações, valorizando o que a ciência brasileira pode fazer para ajudar o país, perante uma crise tão grave - afirma.
Fernando Spilki possui graduação em medicina veterinária e mestrado em ciências veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também tem doutorado em genética e biologia molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Além de presidir a Sociedade Brasileira de Virologia, é coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade Feevale.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista