Presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner e agora investidor também em outras áreas, José Galló mostrou bastante experiência e lucidez na transmissão online de empresários feita pela corretora XP Investimentos. Sinalizou inconformidade, mas com serenidade, lembrando que das outras crises pelas quais passou. Em especial, a época em que o Brasil atravessou a hiperinflação:
- Nós aqui estamos no grupo de risco. Então, temos condições de falar sobre várias crises - descontraiu - Várias empresas sobreviveram (à hiperinflação) e estão aí. Aí está a mensagem de que as crises passam.
Ao contrário do que diversos empresários têm pregado nas redes sociais sobre a estratégia de combate ao coronavírus, Galló defendeu que a primeira crise que tem que ser resolvida é a da saúde.
- Conforme a crise da saúde passa a ter solução, começa a se resolver a econômica. Se não resolvermos a saúde agora, teremos duas crises ali na frente - continuou o empresário.
Falou também sobre qual deveria ser o papel de cada um nessa crise, seja governo federal:
- Na área da saúde, nós temos um líder (o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta) que está falando, que está dizendo as coisas com clareza. Na economia, ninguém está falando. A população quer cronogramas, programação.
No governo estadual:
- Os governadores deveriam ter um protocolo econômico. Dizer o que vão fazer em termos de logística, por exemplo. A economia não está tão parada assim. A indústria de alimentos está funcionando, os portos. Nem tudo está parado.
E, claro, também do lado empresarial, conclamando as entidades empresariais a agirem e não só pedirem:
- Entidades empresariais têm que entrar em campo. Mas não entrem para pedir. É para entrar lá com solidariedade. Nossos líderes têm que se juntar. Dizer o que podem fazer, com contribuições. Tem que começar a coisa.
José Galló ainda falou que o país precisa de uma "cloroliderança", fazendo uma analogia à cloroquina, substância que tem se usado em paciências graves com coronavírus.
Veja um vídeo feito pelo executivo para os leitores da coluna:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista