A coluna tem recebido vários relatos de supermercados que estão se virando para proteger os funcionários e os clientes contra o coronavírus. É um setor essencial para que a economia não pare enquanto o resto da população está - ou deveria estar - em isolamento, para proteger a si e a quem tem de estar trabalhando. Na serra gaúcha, os supermercados da cooperativa Santa Clara tomaram uma medida que chamou a atenção dos clientes: os operadores de caixa estão usando protetores que lembram aqueles usados em procedimentos de solda nas indústrias. São chamados de "escudo facial" e há outros estabelecimentos pelo Estado que começam a adotar o equipamento também.
A ideia é que fazer com que gotículas de saliva não entrem em contato com o funcionário. Além disso, o mercado instalou um protetor de acrílico preso aos caixas, que separa o consumidor do atendente, reduzindo as chances de contato. Esse protetor facial é usado, inclusive, por médicos que atendem pacientes com coronavírus. Ele é colocado por cima da máscara tradicional que tanto temos visto nas últimas semanas.
Outra medida que o mercado da Santa Clara adotou é da higienização constante de carrinhos e cestinhos. Além disso, a cada 15 minutos, os funcionários higienizam as mãos com água e sabão. E, depois de cada atendimento, há a limpeza dos caixas e das mãos com álcool gel. O supermercado também diminuiu o horário de funcionamento, não abrindo aos domingos, e fechou lojas anexas que funcionavam dentro do estabelecimento, como calçados, confecções, lancheria e floricultura.
Em algumas unidades, como medida para reduzir o contato entre o funcionário, os produtos da fiambreria e padaria estão sendo vendidos apenas como autosserviço, com porções já preparadas. O mercado também aumentou a frequência de limpeza dos pisos.
Ouça a entrevista com mais detalhes no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Veja outras boas iniciativas no combate ao coronavírus:
Sentindo menos a crise, grupo farmacêutico antecipará décimo terceiro de funcionários
Aplicativo de transporte cede 20 mil corridas para prefeitura de Porto Alegre combater o coronavírus
Empresa com fábricas no RS produzirá 35 mil máscaras e 450 jalecos para doação
Cervejaria da Serra vira fábrica de álcool gel e doará maior parte da produção
Startup do RS lança serviço online gratuito de orientação médica sobre o coronavírus
Rede de farmácias do RS doará mil máscaras em ação contra o coronavírus
Zerando taxas, site se oferece para supermercados venderem seus produtos pela internet no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista