Empresa de desenvolvimento de softwares, a e-Core adotou uma medida preventiva e que tem sido, inclusive, uma das recomendações das entidades de saúde. Comunicou às equipes que, a partir desta sexta-feira (13), todos os seus 320 funcionários trabalharão de maneira remota, ou seja, não estarão presencialmente no ambiente de trabalho. No Rio Grande do Sul, a empresa tem dois escritórios, ambos em Porto Alegre. Um deles fica dentro no Tecnopuc, o parque tecnológico da PUCRS. A companhia também tem unidades em São Paulo, no México e nos Estados Unidos.
— Não temos casos confirmados, nem suspeitos. O que estamos fazendo é uma medida de precaução — garantiu o sócio da E-Core Vinícius Pinheiro em entrevista para a coluna.
Segundo o empresário, a empresa fará um teste de uma semana. A orientação dada hoje aos funcionários vale até a sexta-feira da semana que vem, dia 20. O teste é para avaliar a eficiência do trabalho remoto, também chamado de home office.
— Criamos um comitê de prevenção, e desde então, tomamos medidas como limitação de viagens e alguns funcionários trabalhando de casa. Agora, será 100% do nosso quadro de funcionários. É a primeira vez que fazemos isso, é um teste — comenta Pinheiro.
Ainda nesta quinta-feira (12), o Sicredi divulgou comunicado reforçando que a funcionária terceirizada que atua na unidade do Tecnopuc, e que é familiar da paciente com coronavírus confirmado em Porto Alegre nesta quarta (11), não chegou a ir ao local de trabalho após ter retornado da Itália. Ela tem 32 anos e apresenta sintomas, mas o resultado do exame ainda não saiu.
Procurada, a assessoria da imprensa da Tecnopuc disse que ainda não foi comunicada por empresas das medidas que elas estão tomando. Outras companhias do parque tecnológico da PUCRS estão analisando medidas semelhantes em reuniões ao longo do dia. A universidade publicou no seu site um comunicado nesta manhã, falando de uma aluna que está em isolamento:
"Até o início da manhã do dia 12 de março, foram identificados quatro casos no Rio Grande do Sul, sendo dois em Porto Alegre – um deles de uma aluna da Universidade. A PUCRS confirma as informações divulgadas de maneira oficial pela Secretaria Estadual de Saúde, que garantem que a estudante ficou em isolamento desde que voltou de viagem, não teve contato com outras pessoas e não circulou pelo Campus. Até o momento, as aulas e demais atividades previstas na Universidade estão mantidas.", diz trecho do texto da PUCRS.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista