O noticiário de negócios do final de semana foi marcado pelo anúncio de uma aquisição que o mercado já especulava há algumas semanas: o Carrefour comprou 30 lojas da rede Makro por quase R$ 2 bilhões. O acordo foi assinado no sábado (15) à noite, contou para a coluna o CEO do Atacadão, Roberto Müssnich, que é gaúcho. A operação ainda precisa da autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O grupo francês é dono do Atacadão, que são lojas de atacarejo que vendem para o consumidor final, mas também para comerciantes. Comprando em maior quantidade, alguns produtos ficam mais baratos. A operação é semelhante ao Makro e, por isso, as lojas adquiridas mudarão para a bandeira Atacadão.
No Rio Grande do Sul, são três lojas do Makro, que ficam em Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul. Já o Atacadão tem nove unidades no mercado gaúcho, sendo que a inauguração mais recente foi em Viamão, onde investiu R$ 70 milhões e gerou 650 empregos. O plano do Carrefour era abrir 20 novos atacarejos em 2020 no país, sendo mais uma no Rio Grande do Sul, onde tem um "banco de terrenos", conforme Müssnich disse em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Com a aquisição, a abertura de novas lojas deve ser adiada um pouco. Segundo o executivo, será feito agora um trabalho para consolidar a marca nova nas unidades compradas do Makro.
— Não muda os planos, mas vem a somar com a ideia original. O que pode acontecer é postergar algumas aberturas na Grande Porto Alegre. Mas estamos mantendo nossa expansão orgânica neste ano intacta. Nosso propósito de levar preços justos aos comerciantes e consumidores finais acelera.
Ainda conforme o CEO do Atacadão, o novo cenário começa a ser planejado agora após a negociação "quente", que culminou com a compra bilionária. Mas avisa que o Rio Grande do Sul segue com espaço especial nos planos:
— Posso garantir que, sendo gaúcho, tem coisa boa para o Rio Grande do Sul — finaliza Roberto Müssnich.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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