Porto Alegre fechou 2019 com a emissão de novos 18.378 alvarás. Os dados são da Sala do Empreendedor. O número representa um aumento de 22,2% sobre 2018 e um recorde, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
O secretário Eduardo Cidade argumenta que a prefeitura vem facilitando o processo de abertura de empresas no município. Cita que, até 2017, o tempo médio para obter um alvará era de 41 dias e garante que agora é de 6 dias.
— E já há casos em que é possível conseguir o alvará em apenas um dia, como em negócios de baixa complexidade — afirma o secretário, que deve deixar o cargo nas próximas semanas.
Recentemente, foi realizada uma competição para que empresas apresentassem formas de agilizar a emissão de alvarás em Porto Alegre. A proposta vencedora foi a de uma solução que poderá viabilizar a obtenção do documento em 10 minutos.
Lembrando que a prefeitura de Porto Alegre está transferindo a Sala do Empreendedor para o mesmo local da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). A estrutura deve começar a funcoionar em março, no Centro Histórico.
Ranking dos alvarás
Os alvarás emitidos pela Sala do Empreendedor em 2019 compreendem 746 atividades econômicas diferentes. O ranking é liderado por escritórios de profissionais liberais, técnicos e universitários. Em seguida, aparecem os consultórios médicos; sedes administrativas de empresas; bares, cafés e lancherias; e lojas de artigos do vestuário.
Fechamentos de empresas
A SMDE também divulgou que foram baixados 9.808 alvarás em Porto Alegre em 2019. Deste total, cerca de 20%, ou 1.989, consistiu no encerramento efetivo das atividades econômicas. Os demais foram baixados por questões processuais, como vencimento de autorização temporária ou troca de endereço.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista