O Banrisul fechará seis agências no Rio Grande do Sul e transformará outras três em postos de atendimento, que têm estrutura menor e ficam vinculados a outras operações. As unidades ficam em Porto Alegre e em Caxias do Sul, na serra gaúcha. No caso daquelas que terão o funcionamento encerrado, o banco diz que haverá uma "fusão" com outras agências.
A informação foi passada em reunião com o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (SindBancários). Segundo o presidente do sindicato, Everton Gimenis, são cerca de 100 funcionários nas unidades e o banco garantiu que eles seriam realocados, sem ocorrerem demissões.
— A direção alegou na reunião que é uma diminuição de custos. Dizem que há o que chamam de "sombreamento", quando outra agência pode atender os clientes dessas unidades. Mas ficaremos atentos para ver se não é um desmantelamento do banco.
Conforme a listagem informada ao sindicato, as agências que serão fechadas ou serão transformadas em postos de atendimento em Porto Alegre são: Rua da Ladeira, Volta do Guerino, Nova Ipanema, Ceasa, Rua da Praia, João Pessoa, Shopping Total e Alto Petrópolis. Em Caxias do Sul, as atividades serão encerradas no Bairro Kayser.
Em nota, o Banrisul chama a decisão de otimização. O banco atribui a decisão a avanços tecnológicos. Ainda assim, informa que manterá 91 pontos de atendimento presenciais em Porto Alegre e outros 19 em Caxias do Sul.
"Diante de mudanças e avanços tecnológicos cada vez mais presentes no contexto competitivo do mercado financeiro, o Banrisul está otimizando pontos de atendimento presenciais, mantendo a abrangência de atuação em 98,61% da população do RS e em 98,82% do PIB gaúcho.
Em Porto Alegre, irá ocorrer a fusão de cinco agências e a transformação de três agências em postos de atendimento. Na Capital, o Banrisul passará a contar com 91 pontos de atendimento.
Em Caxias do Sul, está prevista a fusão de uma agência. No município caxiense, o Banrisul terá 19 pontos de atendimento.
Em ambas as cidades, o Banco também oferece aos seus clientes correspondentes bancários e pontos de atendimento eletrônico.
Acompanhando a demanda dos clientes pelos serviços digitais, o aplicativo Banrisul Digital oferece soluções financeiras, atendendo onde e quando quiserem.
Dessa forma, o Banrisul permanece ao lado dos seus mais de 4,2 milhões de clientes, com o compromisso de proporcionar atendimento qualificado e eficiente.", diz a íntegra da nota do banco, enviada após solicitação de posicionamento pela coluna.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista