A Avianca Holdings anunciou mudanças em suas operações no Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. O plano é acabar com o voo direto entre Porto Alegre e Lima, que, até o ano passado, acontecia diariamente. Para isso, já anunciou um ajuste temporário de oferta ente março e junho. Dos sete dias que operava, vai ficar com apenas quatro. Depois, a ideia é substituir a operação por uma que aconteça entre Porto Alegre e Bogotá.
Aliás, a estratégia da empresa agora é oferecer sua conectividade internacional a partir de Bogotá, na Colômbia. Tanto é que a rota São Paulo e Bogotá aumenta de 14 para 21 operações semanais a partir de 29 de março. A oferta entre o Rio de Janeiro e a capital da Colômbia também sobe de sete para 12 voos semanais a partir da mesma data.
Em Porto Alegre, a Avianca espera autorização governamental para consolidar o voo entre a capital gaúcha e Bogotá. Caso consiga a aprovação, a nova rota deve começar a operar em junho.
— O Brasil é um mercado muito importante para a Avianca e, neste ano, estamos trabalhando para aumentar a oferta comercial e a conectividade do Brasil, aumentar nossa participação no mercado e ganhar a preferência dos passageiros — afirmou Nissim Jabiles, diretor-geral da Avianca no Brasil, Equador e Peru.
É bom destacar que Avianca Holdings não tem relação com a Avianca Brasil, empresa que está em recuperação judicial. Apesar de já terem tentado a fusão, ambas companhias aéreas operam de forma distinta.
Aliás, na época em que a Avianca Brasil entrou em recuperação judicial, a Avianca Holdings emitiu uma nota relembrando que são operações diferentes e que a Avianca Brasil só usava este nome por uma questão contratual de uso de direito de nome. " Em agosto do ano passado, a Avianca Holdings S.A. rescindiu o contrato de uso da marca com a Oceanair Linhas Aéreas S.A., razão pela qual a empresa era conhecida comercialmente como 'Avianca Brasil'", diz parte da nota emitida pela Avianca Holdings em 2019.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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