As vendas do varejo gaúcho superaram a média nacional na Black Friday. Ao menos é o que mostra um monitoramento da Cielo, empresa de serviços financeiros, comparando com a liquidação de 2018. Os dados regionais foram disponibilizados para a coluna Acerto de Contas.
No acumulado de quinta-feira (28) até domingo (1º), o varejo brasileiro teve um crescimento nominal do faturamento de 18,1%. Destaque para as vendas pela internet, seguidas pelas lojas de rua e só depois de shopping. No caso do Rio Grande do Sul, o avanço foi de 21,5%.
O maior crescimentro de vendas foi registrado no Pará (+22,8%), com Santa Catarina vindo na sequência (22,7%). Em terceiro lugar, portanto, apareceu o Rio Grande do Sul.
Presidente eleito da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski tinha mandado a seguinte análise para a coluna:
— Tu sabes que tenho restrições quanto à Black Friday por causa da diminuição de margem para os lojistas, mas a deste ano bombou muito mais do que as outras por causa da data 29 de novembro. Foi o mesmo dia da entrada da primeira parcela do 13º salário e quase bateu com a entrada do salário de novembro. No ano passado, caiu em 22 de novembro, que foi bem longe. Além disso, houve muito mais reportagens antecipadas e adesões de lojas importantes com mídia, o que repercute mais o assunto. Realmente, chegou para ficar.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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