A General Motors suspendeu a entrega e fará um recall dos carros do modelo Chevrolet Onix Plus. Um comunicado foi enviado a revendedoras da marca em todo o país, inclusive do Rio Grande do Sul, como confirmou a coluna Acerto de Contas nessa quarta-feira (6): GM suspende entrega de carro fabricado em Gravataí por risco de incêndio
O carro foi lançado em setembro e é fabricado no complexo da GM em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O Onix Plus é versão sedã do carro e se tornou o modelo mais vendido na categoria já em outubro. Só que ocorreu o registro de incêndios em veículos, gerando a investigação por parte da montadora.
Em comunicado, a General Motors avisa que o risco existe em condições muito específicas. De qualquer forma, o processo de recall foi iniciado. Concessionárias de Porto Alegre já estão até com o call center preparado para atender os compradores. Confira abaixo seis perguntas e respostas preparadas pela própria montadora para tirar dúvidas de clientes:
1 - Qual o modelo afetado?
Todas as unidades do Onix Plus modelo 2020 entregues até então.
2 - Qual é o problema?
Em condições muito específicas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.
3 - Qual é a solução?
A atualização do software de gerenciamento do motor.
4 - Como o cliente deve proceder para realizar o agendamento?
O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 08007024200.
5 - Qual é a recomendação da montadora para os usuários dos veículos?
Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado
6 - O serviço é demorado?
Não, a execução é rápida.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista