A General Motors suspendeu a entrega e fará um recall dos carros do modelo Chevrolet Onix Plus. O comunicado foi enviado a revendedoras da marca em todo o país, inclusive do Rio Grande do Sul, como confirmou a coluna Acerto de Contas. O texto fala em risco de incêndio em condições específicas, que são listadas no texto.
O carro foi lançado em setembro e é fabricado no complexo da GM em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O Onix Plus é versão sedã do carro e se tornou o modelo mais vendido na categoria já em outubro. Só que ocorreu o registro de dois incêndios em veículos, gerando a investigação por parte da montadora.
Concessionárias que receberam o alerta já suspenderam a entrega dos veículos aos clientes, conforme a orientração do comunicado. Estão se organizando agora para marcar os recalls, enquanto aguardam peças novas que serão enviadas pela montadora.
Antes mesmo de citar incêndio, pondera as condições em que o risco existe:
"(...) em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, (...) o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio", diz trecho do texto.
Ainda no comunicado, há o alerta de que a situação é precedida de "um alerta visual no painel de instrumento", que seria a luz do motor. A GM avisa as revendas que uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor será enviada. A montadora finaliza o texto dizendo que disponibiliza aos clientes um carro alugado aos clientes que compraram o Onix.
Uma das concessionárias consultadas pela coluna é a Sponchiado Jardine Chevrolet. Gerente de operação, André Spolidoro confirma que recebeu o aviso e está seguindo a orientação. Ou seja, foram suspensas as entregas. Acrescentou que, também na empresa, o modelo foi um sucesso de vendas nos primeiros meses.
— Vendemos cerca de 200 carros e não registramos problemas — enfatiza ele.
Após a publicação da coluna, a General Motors enviou o posicionamento sobre o assunto solicitado pela coluna. Segundo a montadora, todos os Onix Plus modelo 2020 entregues até agora entram no recall. Afirma que o problema é solucionado com a atualização do software de gerenciamento do motor e que esse processo é rápido.
Como o cliente deve proceder para realizar o agendamento?
O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800.702.4200 assim que a atualização de software estiver disponível.
Qual é a recomendação da montadora para os usuários dos veículos?
Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado
"A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.
Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos - a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.
Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.
Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.", diz o comunicado enviado pela GM para a coluna.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista