Quadro Fique de Olho, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Uma alternativa às dificuldades enfrentadas por pequenos empresários na hora de buscar empréstimo em bancos tradicionais, as Empresas Simples de Crédito (ESCs) já existem no Rio Grande do Sul. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-RS), considerado um dos principais entusiastas da proposta, oito ESCs já foram abertas no mercado gaúcho.
Aliás, elas já estão disponíveis para conceder empréstimos. Podem ser consultadas no site da Rede Sim. Já para quem gostaria de abrir uma ESC, o gestor de projetos do Sebrae-RS, Augusto Martinenco, explica a Lei Complementar 167, aprovada em abril deste ano. A norma permite que pessoas físicas criem uma empresa que conceda empréstimo ou financiamento para outros pequenos negócios.
— É uma alternativa ao sistema financeiro — destaca.
Antes da aprovação pelo Congresso, a proposta das ESCs recebeu críticas de que seria a regulamentação da agiotagem. Mas Martinenco faz questão de pontuar as diferenças:
— Na agiotagem, pessoas físicas cobram taxas abusivas, quase extorquindo o outro. A ESC empresta, dentro das leis, para micro e pequenas empresas. A nossa expectativa é que, de fato, ela possa ser uma nova ferramenta para o pequeno empresário que não consegue acessar esse recurso com taxas adequadas nas instituições financeiras — afirma.
No Brasil, já são mais de 110 ESCs abertas. Elas podem emprestar recursos para outras empresas que faturam até R$ 4,8 milhões, inclusive para Microempreendedores Individuais (MEIs).
Para auxiliar empresários e investidores que estão interessados em abrir uma ESCs, o Sebrae-RS promoverá no próximo dia 16 de julho um workshop sobre o assunto. Será às 17h, no Novotel, que fica na Avenida Soledade, 575, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. São 150 vagas para o evento e as inscrições são pela internet. Aliás, Martinenco antecipa que, neste dia, será lançado o serviço de consultoria da entidade para as ESCs:
— Vamos acompanhar, individualmente, os empresários interessados em abrir um Empresa Simples de Crédito — destaca.
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: