Um aplicativo de celular reunirá produtos de várias lojas de Porto Alegre e Alvorada permitindo que o consumidor faça a compra direto na plataforma. E o melhor: o Poupei, como foi batizado, trará sempre preços menores do que no ponto de venda. Essa é a condição para que o comerciante possa ter direito a cadastrar os itens no sistema.
A ferramenta foi lançada pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA) na Feira Brasileira do Varejo e já está disponível para cadastro de empresários associados à entidade, que representa o setor nos dois municípios. Nos próximos dias, o consumidor já poderá baixar o Poupei no celular e terá acesso aos primeiros produtos em promoção. Informação antecipada para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A iniciativa é interessante, principalmente, por dois aspectos. Um deles é que o Sindilojas criou algo direto para o consumidor final, que é, na verdade, o cliente do seu próprio cliente, que é o lojista que representa como entidade. Isso, por si só, já é disruptivo.
A outra questão é que aborda um ponto sensível e muito discutido nessa revolução do varejo de conectar os canais físicos com os digitais: cobrar preço menor pela internet. Só que aqui está um segredo: o consumidor que comprar pelo Poupei terá de buscar o produto na loja. Não receberá em casa, como é tradicional no comércio online.
— Assim, faremos o cliente ir até o ponto de venda. Lá, o lojista terá a oportunidade de fidelizá-lo e de vender mais. É uma oportunidade para o pequeno empresário conseguir vender pela internet como o grande varejo faz — comenta o presidente do Sindilojas, Paulo Roberto Kruse.
O aplicativo será gratuito para consumidores e para cadastro de produtos. Os lojistas pagarão uma comissão de 8% por venda feita. O sindicato diz que o mercado cobra taxas entre 17% e 25%.
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: