Atual CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto foi indicado para ocupar a presidência da Embraer. Foi enviado um comunicado ao mercado nesta terça-feira (09).
Com isso, assumiria o cargo ocupado atualmente por Paulo Cesar de Souza e Silva. A eleição do novo presidente ocorrerá em reunião do Conselho de Administração após assembleia marcada para o dia 22 de abril. No entanto, o nome é praticamente confirmado, sendo a votação apenas uma oficialização formal.
A Embraer é uma fabricante de aviões e passa por um momento estratégico. Em fevereiro, foi aprovada a venda da divisão de aviação comercial para a Boeing.
Já a Marcopolo é uma empresa tradicional da serra gaúcha. Fabrica carrocerias de ônibus e tem sede em Caxias do Sul.
— O Francisco Gomes Neto é um excelente executivo. A Embraer terá um executivo que contribuirá muito na organização e aumento da eficiência produtiva, e que trará toda sua experiência na gestão de operações em vários países para a Embraer. Uma excelente escolha para a fabricante de aeronaves — comenta o sócio da gestora de fundos Quantitas, Wagner Salaverry.
A saída do atual presidente da Embraer foi comunicada ao mercado ainda em março. Segundo a nota da Embraer, Paulo Cesar foi convidado para ser consultor sênior do Conselho de Administração da Companhia, com a incumbência de facilitar a integração do novo diretor presidente e assessorar o Conselho de Administração até o fechamento da operação com a Boeing.
"Após a AGO do dia 22 deste mês, Paulo Cesar de Souza e Silva atuará como sênior advisor do Conselho de Administração no processo de integração do novo Presidente e no acompanhamento da segregação de ativos e recursos da aviação comercial até o fechamento do negócio com a Boeing." - diz trecho do comunicado divulgado pela Embraer nesta terça-feira.
Também empresa de capital aberto, a Marcopolo divulgou o seu comunicado sobre a mudança. O texto diz que o presidente do conselho de administração, James Eduardo Bellini, ocupará interinamente o cargo de diretor-geral após a renúncia de Francisco Gomes Neto.