"Não temos ketchup" é uma das regras estampadas em um cartaz na pizzaria napolitana Abbiamo Fatto, em Canela, na serra gaúcha. A coluna Acerto de Contas reproduziu no Facebook a imagem enviada pelo dono, Peterson Secco, e a repercussão foi interessante. Apesar das demais orientações também terem potencial de polêmica, o foco ficou mesmo no ketchup. Com quase 70 comentários, as opiniões foram diversas. Entre elas:
"Nunca irei nesse lugar, como ketchup até com arroz!", comentou Marcos Mattos, que, pelo visto, gosta muito do condimento.
"Ketchup e mostarda foram a solução para uma pizza ruim! Se não tem ketchup, a pizza é boa! Pode ir até nesta pizzaria!", disse Adriana Maggioni, apoiando o empresário.
Peterson Secco já tinha dito uma frase de efeito na semana passada para a coluna, quando comentou sobre a certificação italiana que a pizzaria recebeu:
— A pizza é como nosso único amor na vida. Não se divide.
Sobre a nova polêmica do ketchup, foi taxativo:
— É uma heresia colocar ketchup nas pizzas italianas. Além de mudar o sabor, a pizza italiana valoriza muito o molho, que é feito de tomate, e a massa bem leve. Não tem necessidade de condimentar
Segundo o empresário, o costume pegou nos Estados Unidos e no Brasil porque as pizzas são muito recheadas, parecendo até tortas salgadas. O molho de tomate chega a sumir.
— No Brasil, a pizza se popularizou com massa com muito fermento e pouco descanso. Fica pesada e a gente logo pensa em uma coisa calórica, fora da dieta. Na forma original, a massa é leve, com um dia de descanso. O molho de tomate é um produto natural e queijo de búfala é extremante saudável, levando manjericão como aroma natural. Uma pizza marguerita inteira tem, no máximo, 600 calorias.
Mas o ketchup foi substituído na Abbiamo Fatto em grande estilo. Ainda na postagem da coluna, um leitor perguntou se azeite de oliva estava liberado. Peterson Secco respondeu lá de imediato, avisando que sim e que a pizzaria tem 30 rótulos diferentes para os clientes.
— Quando a pizza vai para a mesa, já levamos quatro opções. Os azeites roubaram a cena do ketchup entre os cliente — conta Secco, explicando que o consumidor entendeu a proposta da pizzaria napolitana.
Para quem quiser ver mais comentários da polêmica e também dar a sua opinião: