Um gaúcho de Canela, na Serra, participou de uma produção em massa de pizzas em Buenos Aires, na Argentina. Peterson Secco Oliveira fez parte do grupo que montou e assou 11.287 pizzas em 12 horas e quebrou recorde mundial do Guinness Book. A marca anterior era de 2017, atingida na Itália com 10.065 pizzas.
A competição ocorreu em onze de novembro. Também foi batido um recorde de empanadas, alimento tradicional argentino e parecido com um pastel. O chef gaúcho lista os ingredientes que foram usados:
- 3 mil quilos de farinha
- 3 mil quilos de queijo
- 1,1 mil quilos de molho de tomate
- 88 mil azeitonas
- 2 mil litros de água
- 200 litros de óleo de oliva
- 1,8 mil quilos de presunto
Peterson Secco Oliveira tem quatro pizzarias. Há três unidades da The Petit em Canela, Gramado e Taquara. Também em Canela, tem uma operação que faz pizzas do tipo napolitana, que leva massa fresca com farinha italiana e tem fermentação de 24 horas. Conta que sempre foi ligado a recordes de pizza e, então, recebeu o convite de um amigo para o desafio.
- Apenas três brasileiros participaram do processo. Um é do Rio de Janeiro, outro do Paraná e eu - conta Oliveira.
Cerca de 400 pessoas ajudaram a produzir as pizzas. Depois, foram vendidas ao público e o dinheiro arrecadado foi doado para uma instituição local que cuida de crianças com síndrome de down.
A ideia foi da Appyce, que é uma associação de donos de pizzaria e casas de empanada na Argentina. Um representante do Guinness Book fiscalizou a competição. Para serem contabilizadas, as pizzas deveriam ter um padrão e respeitar um diâmetro certo.